A literatura no processo ensino-aprendizagem como função emancipatória humana

Francisca Sousa Ibiapina, Thays Cristina Correia Cunha, Frazia Regina Sousa Ibiapina, Márcia Raika e Silva Lima

Resumo


O trabalho intitulado “A literatura no processo ensino-aprendizagem como função emancipatória humana”,
trata-se de uma inquietação surgida durante a disciplina Literatura infanto-juvenil no curso de licenciatura
em Pedagogia na Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, enfatizando a importância da
literatura para além da sala de aula. As discussões apresentada neste trabalho estão voltadas para análise
da literatura no âmbito escolar perpassando para a vida social do educando, tornando-o um ser crítico e
reflexivo diante do contexto atual contribuindo para a transformação e emancipação. Para a concretização
da pesquisa elaborou-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a contribuição da literatura para uma leitura
de mundo do ser em processo de escolarização? Tendo por objetivos: demostrar o leque de benefícios
que a literatura proporciona, estimular o prazer pela leitura, desmistificar a ideia da literatura como algo
enfadonho e por fim conscientizar a sociedade sobre a importância da literatura para a formação de sujeitos
pensantes que intervém na realidade a qual estão inseridos. Alguns autores que embasarão as discussões
são Freire (1988), Cademartor (2012), Zilberman (2005), entre outros. A metodologia baseia-se na pesquisa
bibliográfica com base qualitativa, propondo discussões e possíveis apontamentos para poporcionar
uma reflexão na sociedade sobre a importância da literatura para o desenvolvimento integral do indivíduo.


Palavras-chave


Literatura. Ensino-aprendizagem. Leitura. Emancipação.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2009.

CADEMARTOR, Ligia. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte:

Autêntica Editora, 2012.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo:

Cortez, 2011.

ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva,


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2447-6498

INDEXADORES, DIRETÓRIOS:


    


  Directory of Open Access Journals      Thumbnail



 Curso OJS3 para Editor Gerente: Indexação pelo Google Schoolar    LatinREV - LatinREV updated their cover photo. | Facebook    Pedagogia na Essência: Você já conhece o Portal de Periódicos - Capes?


VISITANTES NO MUNDO DA REVISTA INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE: