O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo

Autores

  • Jean Carlos da Silva Monteiro
  • Sannya Fernanda Nunes Rodrigues
  • António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação. Narrativas Hipertextuais. Ensino de Jornalismo. Educação Multimídia.

Resumo

O avanço da globalização e da web 2.0 e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) passaram
a influenciar as redações de jornalismo, bem como impactar nos processos de produção, transmissão
e consumo da notícia. Essas mudanças aconteceram não somente no âmbito profissional, mas
também na formação acadêmica do jornalista do futuro. Pela necessidade de um profissional multimídia,
o curso de jornalismo passou por diferentes mudanças curriculares para aperfeiçoar o conteúdo
que é ministrado em sala de aula às novas tendências do mercado de trabalho, inserindo temáticas,
em seu currículo, como ‘Práticas de Jornalismo Multimídia’ e ‘Cultura das Mídias’, na perspectiva de
discutir a atual revolução tecnológica e suas implicações no fazer jornalismo no século XXI. Diante
disso, viu-se a possibilidade de trabalhar com as Narrativas Hipertextuais como metodologia pedagógica,
tendo em vista que ela interliga em uma mesma rede diferentes blocos de conteúdo (texto, imagens,
vídeos, áudios e infográficos) e proporciona a flexibilidade cognitiva. A aprendizagem com as
Narrativas Hipertextuais se faz necessária tanto na prática educativa e formadora desses profissionais,
como na prática social e na complexidade procedimental para lidar com a variedade e quantidade de
informação e recursos tecnológicos produzidos nos espaços de atuação. Este trabalho faz uma revisão
de literatura para refletir sobre o papel das Narrativas Hipertextuais enquanto metodologia pedagógica
no processo de ensino-aprendizagem de alunos de jornalismo. Esta pesquisa observou que as
Narrativas Hipertextuais propiciam interação e construção colaborativa de conhecimento em sala de
aula, além de desenvolverem habilidades para escrever, ler, interpretar textos, hipertextos e lidar com
as TIC no atual cenário da Era da Convergência que a sociedade tem presenciado.

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Biografia do Autor

Jean Carlos da Silva Monteiro

Mestrando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Graduado em Comunicação
Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. Membro do Grupo
de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação, do Grupo de Estudos e Pesquisas em
Formação do Jornalista e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Sannya Fernanda Nunes Rodrigues

Pós-doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Doutora e Mestra em
Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. Especialista em Coordenação Pedagógica e
graduada em Pedagogia pela UFMA. Professora Adjunta do Departamento de Educação e Filosofia
da Universidade Estadual do Maranhão e professora permanente do Mestrado em Cultura e Sociedade.
Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação, Grupo de Pesquisas
em Currículo da Educação Básica, Grupo de Estudo sobre Formação de Professores, Grupo de
Pesquisa em Comunicação, Educação e Sociedade e do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas
Digitais.

António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira

Pós-doutor, Doutor e Mestre em Didática de Línguas Estrangeiras pela Universidade de Aveiro. Diretor
do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro e professor do curso de especialização,
mestrado e doutorado em Multimídia em Educação. Vice coordenador do Centro de Pesquisa e
Desenvolvimento do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores.
Pesquisa Hipertexto de Flexibilidade Cognitiva em Aprendizagem, Comunidades de Prática e Instrução
de Acesso Aleatório.

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Publicado

2019-01-05

Como Citar

Monteiro, J. C. da S., Rodrigues, S. F. N., & Moreira, A. A. de F. G. (2019). O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(Espec), 213–227. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10515

Edição

Seção

Eixo 1 - Arte, Tecnologia e Educação