Gone Home: uma análise do videogame sob a perspectiva do gótico

Autores

  • Naiara Sales Araújo Santos
  • Ludmila Gratz Melo

Palavras-chave:

Videogames. Gótico. Espaço Gótico. Gone Home.

Resumo

Videogames podem oferecer um campo ideal para avanços na maneira como contamos histórias.
Um jogo eletrônico é constituído por elementos visuais, sonoros e interativos, contribuindo para o
desenvolvimento de narrativas cada vez mais complexas e imaginativas. No jogo Gone home, desenvolvido
pela equipe da The Fullbright Company em 2013, uma narrativa gótica se desenrola em
um espaço interativo e cheio de detalhes. No videogame, o jogador explora uma casa aparentemente
assombrada e cheia de objetos que ajudam a saber o que aconteceu com a família que morava ali. O
jogo parece conter características de uma narrativa gótica, que permeiam o espaço onde ele se desenrola.
Neste artigo, propõe-se elencar os elementos góticos presentes na trama e analisar o espaço onde
ela é desenvolvida, a fim de apontar algumas peculiaridades dos espaços na ficção gótica. Para tanto,
serão utilizados teóricos do gótico como Andrew Smith (2007) e Jerrold E. Hogle (2002) e teóricos
do espaço, como Gaston Bachelard (1974).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiara Sales Araújo Santos

Possui Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (2001), Mestrado
Acadêmico em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2007), mestrado em Estudos Literários
pela Universidade Metropolitana de Londres (2008) e Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade
Metropolitana de Londres (2013) e Pós-doutorado pela Universidade de Granada. Atualmente
é professora da Universidade Federal do Maranhão onde é professora do mestrado acadêmico
em Letras e professora de Língua e Literatura Inglesa na graduação.

Ludmila Gratz Melo

Possui Licenciatura Plena em Letras Francês/Português pela Universidade Federal do Maranhão
(2017). Atualmente é aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade
Federal do Maranhão - UFMA. Foi auxiliar de pesquisa do projeto Atlas Linguístico do Maranhão
- ALiMA de 2012 a 2016 e atualmente é integrante do grupo de estudos Ficção Científica, Gêneros
Pós-modernos e Representações Artísticas na Era Digital - FICÇA.

Referências

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. In: CIVITA, Victor. Os Pensadores: XXXVIII. São

Paulo: Abril Cultural, 1974, p. 339-512.

DE SÁ, Daniel de Serravalle. Gótico Tropical: o sublime e o demoníaco em O Guarani. Salvador:

EDUFBA, 2010.

GONE Home. Portland: Fullbright, 2013. Mídia virtual, sonoro, cor. Microsoft Windows

HOGLE, Jerrold E. Introduction: the Gothic in western culture. In: HOGLE, Jerrold E. The Cambridge

Companion to Gothic Fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

KAHANE, Claire. Gothic Mirrors and Feminine Identity. The Centennial Review. East Lansing, v.

, n. 1, p. 43-64, 1980.

LLOYD-SMITH, Allan. American Gothic Fiction: An Introduction. Nova York – Londres: Continuum,

MARINOVICH, Sarolta. The Discourse of the Other: Female Gothic in Contemporary Women’s

Writing. Neohelicon. East Lansing, v. 21, n. 1, p. 189-205, 1994.

MONTEIRO, Maria Conceição. Na Aurora da Modernidade: a ascensão dos romances gótico e

cortês na literatura inglesa. Rio de Janeiro: Editora Caetés, 2004.

NG, Andrew Hock Soon. Women and Domestic Space in Contemporary Gothic Narratives: The

House as Subject. New York: Palgrave Macmillan, 2015.

PALMER, Paulina. Lesbian Gothic: Transgressive Fictions. In: FAZENDO GÊNERO 9: DIÁSPORAS,

DIVERSIDADES, DESLOCAMENTOS, 9., 2010, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade

Federal de Santa Catarina, 2010. p. 1-5.

ROUSE, Richard. Match Made in Hell: The inevitable success of the Horror Genre in Video Games.

In: PERRON, Bernard (Ed.). Horror Video Games: Essays on the Fusion of Fear and Play. Jefferson:

McFarland & Company, Inc., 2009. p.15-25.

SMITH, Andrew. Gothic Literature. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2007.

STEIN, Karen F. Monsters and Madwomen: Changing Female Gothic. In: Julian E. Fleenor (Ed.).

The Female Gothic. Montreal: Eden, 1983. p. 123-137.

WILLIAMS, Anne. Art of Darkness: A Poetics of Gothic. Chicago: U of Chicago P, 1995.

ZIVLEY, Sherry Lutz. The phenomenology of space - attic memories and secrets. In: Twentieth international

conference on literature and psychoanalysis, 20, 2003, Londres. Anais…Londres: University

of Greenwich, 2003, não paginado.

Downloads

Publicado

2019-01-05

Como Citar

Santos, N. S. A., & Melo, L. G. (2019). Gone Home: uma análise do videogame sob a perspectiva do gótico. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(Espec), 151–165. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10511

Edição

Seção

Eixo 1 - Arte, Tecnologia e Educação