Coleção do Banco Central do Museu Histórico e Artístico do Maranhão: considerações sobre a gravura de Tarsila do Amaral

Autores

  • Francisca Rosemary Ferreira de Carvalho
  • Regiane Aparecida Caire da Silva
  • Flavia Rodrigues dos Santos

Palavras-chave:

Coleção Banco Central do Brasil. Tarsila do Amaral. Museu Histórico e Artístico do Maranhão. Gravura.

Resumo

Dados sobre a formação e constituição do acervo museológico artístico do Maranhão são escassos. A
assertiva foi constatada, preliminarmente, durante a pesquisa O papel na arte do Maranhão: original
e gravura, com discentes do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão no decorrer
da investigação na Coleção do Banco Central do Brasil sob a guarda do Museu Histórico e Artístico
do Maranhão (MHAM). Busca informações sobre a Coleção doada pelo Banco Central ao Maranhão
em 1996, a origem e o trâmite. Apresenta como metodologia a pesquisa por meio de fontes bibliográficas,
bem como pela análise física das obras no próprio MHAM com destaque para as gravuras
de Tarsila do Amaral. Resulta na comprovação da eficiência entre a parceria museu e universidade,
proposto pela pesquisa, proporcionando benefícios mútuos: o setor museológico obteve conhecimentos
singulares sobre a Coleção do BC, até então desconhecidos, e os pesquisadores/alunos puderam
utilizar o espaço museal com extensão do aprendizado acadêmico. A dúvida gerada pelas diferentes
assinaturas da artista Tarsila do Amaral nas gravuras da Coleção do BC como do Catálogo Raisonné
foi sanada. O motivo deveu-se a produções e destinos diferentes das gravuras proposto pelo editor,
no caso, a Galeria Collectio.

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Biografia do Autor

Francisca Rosemary Ferreira de Carvalho

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão, Especialista em Artes Visuais/
SENAC/MA e tem Graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do
Maranhão. É aluna-pesquisadora do projeto de pesquisa O papel na arte do Maranhão: original e
gravura e do projeto de extensão A Imagem sobre o papel.

Regiane Aparecida Caire da Silva

Doutora em História da Ciência e Mestre em Comunicação e Semiótica ambos realizados na Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Tem graduação em Licenciatura Plena em Artes
Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Coordena os projetos: de extensão A
imagem sobre o papel e de pesquisa O papel na arte do Maranhão: original e gravura. Possui apoio
da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão
(FAPEMA) na pesquisa A contribuição de Assis Chateaubriand na formação do acervo artístico do
Maranhão.

Flavia Rodrigues dos Santos

Graduanda no curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão
(UFMA). Bolsista PIBIC da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e
Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Bolsista UFMA no Projeto de Extensão A Imagem Sobre o
Papel (2017). É aluna-pesquisadora do projeto de pesquisa O papel na arte do Maranhão: original
e gravura.

Referências

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do Brasil, 2014.

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SCHWARTZ, JORGE. Da antropofagia à Brasília. São Paulo: FAAP & Cosac & Naify Edições,

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Publicado

2019-01-05

Como Citar

de Carvalho, F. R. F., da Silva, R. A. C., & dos Santos, F. R. (2019). Coleção do Banco Central do Museu Histórico e Artístico do Maranhão: considerações sobre a gravura de Tarsila do Amaral. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(Espec), 113–129. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10509

Edição

Seção

Eixo 1 - Arte, Tecnologia e Educação