Royal de Luxe: teatro de rua como intervenção urbana e um olhar sobre a cidade

Autores

  • Anna Paula Soares Lemos
  • Rosane Cristina Oliveira
  • Viviane Jordão Pinheiro de Lima

Palavras-chave:

Teatro de rua. Espaços urbanos. Intervenção urbana.

Resumo

No presente artigo temos, a priori, o conceito de teatro e de teatro de rua como intervenção urbana;
como objeto de análise, reflexão e ilustração os trabalhos da companhia de teatro francesa Royal de
Luxe e sua importância nos espaços de urbanos, tanto do ponto de vista artístico-político, como na
inovação em relação aos espetáculos. Conceitualmente, este estudo baseia-se nos conceitos de teatro
de rua e ocupação da cidade de Carreira (2009), e de intervenção urbana, de Barja (2008). O objetivo
é perceber como a companhia e seus espetáculos com bonecos gigantes podem dialogar com a
história por onde passa, trazendo um teatro rico em significados culturais, que altera a visualidade
dos centros urbanos, criando relações diferentes com os passantes, cuja invisibilidade o é própria. Do
ponto de vista metodológico, optamos por metodologia bibliográfica e análise documental, a partir
das informações disponibilizadas via internet pela Cia Royal De Luxe.

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Biografia do Autor

Anna Paula Soares Lemos

Doutora e Mestre em Literatura Comparada na Faculdade de Letras - Depto. de Ciência da Literatura
da UFRJ, atualmente é Professora Adjunta 1 do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas
e Artes. Inter-Humanitas, PPGHCA/UNIGRANRIO. Graduada em Comunicação Social com
habilitação em Jornalismo, defendeu no Mestrado a dissertação "Ariano Suassuna, o palhaço-professor"
publicada pela Editora Multifoco. No doutorado defendeu a tese “Anotações de um diretor:
o cinema de Federico Fellini na televisão”. Com bolsa de produtividade em pesquisa FUNADESP/
UNIGRANRIO, desenvolve pesquisa sobre o teatro da Baixada Fluminense com foco no Projeto
Rede Baixada em Cena.

Rosane Cristina Oliveira

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1999) e Mestre em Ciência
Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Doutora em Ciências Sociais pela Universidade
do Estado do Rio de Janeiro (2011). Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em
Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio. Tem experiência na área de Ciência
Política e Sociologia com ênfase em Teoria Política e Teoria Social, atuando principalmente nos
seguintes temas: elites, políticas públicas, poder local, sociologia da educação, sociologia urbana e
planejamento urbano, democracia, estudos de gênero.

Viviane Jordão Pinheiro de Lima

Formação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e especialista em
Linguagens Artísticas, Cultura e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Unigranrio (2016). Tem
experiência em teatro-educação e fotografia.

Referências

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COMPANHIA ROYAL DE LUXE. [S.l.: s.n.], 2018a. Disponível em: <http://www.royal-de-luxe.com/en/>.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Lemos, A. P. S., Oliveira, R. C., & Pinheiro de Lima, V. J. (2019). Royal de Luxe: teatro de rua como intervenção urbana e um olhar sobre a cidade. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(2), 145–156. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10492

Edição

Seção

Artigos