ENCERRADA-Chamada “Dossiê Pandemia Covid-19 e suas implicações nas relações sociais no mundo pós-pandemia”

2020-05-12

O objetivo do Dossiê é publicar trabalhos que tragam reflexões interdisciplinares sobre a pandemia Covid-19 e seus efeitos sobre as relações sociais (em diversas comunidades e grupos como as indígenas, as quilombolas, as ribeirinhas, as campesinas, afrodescendentes, entre tantas outras) no mundo pós- pandemia.  A pandemia pôs em evidência diversas questões que os países são obrigados nesse momento a discutir e lidar como: as desigualdades socioeconômicas, violência política, violência doméstica, segurança alimentar, sistema unificado de saúde, saneamento básico, direito funerário, entre outras. Assim, algumas indagações guiam nosso Dossiê: Que discussões se desencadeiam em relação ao Estado-nação em tempos do Covid-19? Quais as consequências políticas da pandemia para o capitalismo? Quais os impactos sociais e culturais? É possível pensar um sistema único de saúde nos países? Quais os sentidos cosmopolíticos da pandemia entre as comunidades indígenas, quilombolas, ciganas, ribeirinhas e outros grupos minoritários? Como as relações de gênero, raça e classe foram afetadas pela pandemia do Covid-19?  Como pensar os processos saúde-doença e os respectivos conceitos de saúde e de doença a partir da experiência da pandemia?  Qual relação se estabelece entre a devastação planetária e a ação do Covid-19? Como esta pandemia impacta na ontologia dominante e põe em tensão a separação homem-natureza? Acaso esta pandemia é o colapso da modernidade? Os avisos sobre as consequências do antropoceno e capitaloceno foram ignorados? Quais as contribuições das Ciências Sociais e das Humanidades em tempos de pandemia?

Encerramento da chamada: 30/09/2020.
Publicação: dezembro de 2020.

Organizadores da chamada:

Profa. Dra. Ana Caroline Amorim Oliveira(UFMA/PGCULT)

Profa. Dra. Larissa Lacerda Menendez (UFMA/PGCULT)

Prof. Dr. Hugo Menezes Neto (UFPE/PPGA)

Profa. Dra. Maria Eugenia Borsani (Universidad Nacional de Comahue – CEAPEDI / UNCo)