Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade tem como objetivo difundir pesquisas das áreas de Cultura e Sociedade,  com destaque para duas linhas de pesquisa. 1- Expressões e Processos Socioculturais: estudo das ações e relações entre indivíduos e comunidades, suas práticas, representações e expressões estéticas, artísticas e simbólicas, conhecimentos culturais e filosóficos, comunicação, etnicidades, sociabilidade, identidades, gêneros e memórias. Estudo das relações entre artes performáticas, linguagem, literatura e filosofia, considerando os fundamentos, os saberes e as práticas sociais e culturais, sua significação e interpretação em contextos e tempos diversificados. 2- Cultura, Educacão e Tecnologia: estudo da cultura e de suas conexões com a educação formal, informal e não-formal, considerando os fundamentos pedagógicos, o currículo, o imaginário, o meio ambiente e a diversidade cultural, a cidadania e a sustentabilidade. Investigação das formas de apropriação e difusão dos patrimônios materiais e imateriais, entendendo-os como processo dinâmico transmitido através das gerações. Relações entre patrimônio, gestão e sustentabilidade. Formas e processos de mediação da construção do conhecimento e do desenvolvimento humano, abrangendo metodologias, procedimentos e ações culturais. Investigação sobre a produção, mediação e recepção dos processos educacionais e tecnológicos, enfatizando a utilização social e cultural dessas possibilidades e recursos.

Processo de Avaliação pelos Pares

O Processo de Avaliação por Pares e às cegas é utilizado na Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, com o intuito de garantir credibilidade na avaliação, evitando problemas de parcialidade. Dessa maneira, os autores, bem como os revisores, devem tomar todos os cuidados, tanto na submissão pelo autor, como no envio pelo editor e na resposta do avaliador, para que não haja a revelação das respectivas identidades no processo de avaliação.

Processo de avaliação pelos pares:

a) Após notificação das submissões, o estagiário da biblioteca vai verificar a possibilidade de plágio e a adequação a uma das linhas do programa antes de enviarmos os artigos para a Comissão Científica;

b) A seguir, são enviados aos pareceristas (2 avaliadores externos  por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação) para análise; Tais pareceristas podem relevar conflitos de interesses que possam influenciar a avaliação do manuscrito.

c) Os pareceristas podem apresentar parecer favorável condicionado á reformulação do artigo ou trabalho congênere, apresentar sugestões de reformulação, bem como o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais reformulaçõe snão afetemo seu conteúdo. Caso o parecer indique reformulações num determinado trabalho, todos os trechos deberão ser apontados com destaque de parágrafos e ou páginas, conforme o caso.

d) Os pareceres deverão ser legíveis e apresentar uma avaliação crítica dos artigos ou trabalhos congêneres, revelando a importância dos mesmos.  

e) Os artigos que estiverem em condições de serem publicados, precisando sofrer pequenas alterações serão enviados outra vez aos autores para reformulação;

f) Aos pareceristas é dado um prazo de quinze a vinte dias, a partir da data de entrega, para apresentação de parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por um período igual ou menor, a critério do coordenador editorial, desde que a dilatação do prazo não incorra em atraso nos trabalhos de composição da edição da revista;

g) Os pareceristas deverão elaborar pareceres referentes à reavaliação do texto para o qual sugeriram alterações em parecer anterior.

h)Após confirmação das alterações solicitadas, passarão pelo processo de revisão textual e normalização antes de serem enviados para a publicação.

Aceitamos trabalhos sob a forma de artigos, ensaios, entrevistas, traduções, resenha, documentos, entrevistas. Os trabalhos devem ser inéditos e podem vir em português, inglês ou espanhol.

Não aceita-se trabalho de graduandos e graduados.  Trabalhos de especializandos, mestrandos e doutorandos devem ser submetidos em co-autoria com seus orientadores doutores.