HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ASSISTENCIAIS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE EM SÃO LUÍS, MARANHÃO / HUMANIZATION OF ASSISTANCE WITHIN HEALTHCARE SERVICES IN SÃO LUÍS, MARANHÃO

Autores

  • Maria José Sansão da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Lorena Lúcia Costa Ladeira Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Karyne Martins Lima Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Matheus Pinto Santos Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • José Ferreira Costa Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Elizabeth Lima Costa Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/

Resumo

Introdução: A existência de tecnologia de ponta isoladamente, assim como, a capacidade de relacionamento pessoal adequada não pode ser considerada como fator de humanização da assistência. Objetivo: Verificar a existência de Programa de Humanização e a percepção do usuário dos serviços de saúde sobre a qualidade da assistência odontológica oferecida nas Unidades Básicas de Saúde de São Luís (MA). Métodos: Estudo de corte transversal realizado com 80 participantes entre 18 a 55 anos de idade. Para coleta de dados foi aplicado um questionário contendo15 perguntas, relativas à identificação; acesso aos serviços de saúde, qualidade da assistência, satisfação do usuário, consideração e receptividade oferecidos pelos profissionais que atendem na recepção, odontólogos e atendentes de saúde bucal e visitas às Unidade Básica de Saúde. Resultados: Dentre os entrevistados 87,50%residiam em local de atendimento da Estratégia Saúde da Família e todos eram cadastrados no programa. Quanto a presença de cirurgião dentista, 87,50% responderam que sim. O tempo de espera com mais de 60 minutos para serem atendidos foi confirmado por 40,6%. O conceito bom foi atribuído por 56,30% relacionado ao atendimento da última consulta. A marcação do retorno para a conclusão do tratamento foi confirmada por 59,40%. A satisfação com a qualidade da consulta odontológica foi referida por 56,30%, a qualidade do atendimento na recepção caracterizado como bom por 59,40%, a atenção prestada pelo Odontólogo foi satisfatória para 68,80% e 59,40% com a equipe de saúde. Conclusão: A maioria dos entrevistados afirma estar satisfeito com os serviços oferecidos, pela aproximação entre gestores, profissionais da saúde e usuários do sistema, o que comprova a existência do fator humanização nas referidas unidades de saúde em São Luís (MA).

Palavras-chave: Atenção básica à saúde. Humanização da Assistência. Sistemas de Informação em Atendimento Ambulatorial.

Abstract
Introduction: The existence of cutting edge technology by itself and the ability to perform an appropriate personal relationship can not be considered as a factor of humanization of assistance. Objective: To verify the existence of humanization program and the user's perception of health services on the quality of dental care provided in the basic health units of São Luís, Maranhão. Methods: Cross-sectional study consisted of 80 individuals between 18-55 years of age. We used a questionnaire containing 15 questions relating to the identification, access to health services, quality of service, user satisfaction, consideration and responsiveness offered by professionals who assist at the reception, dentists and oral health attendants and visits to the basic health units. Results: Among the individuals interviewed, 87.50% lived in an area where there was the service of the family health strategy being all them enrolled in the program. In 87.50% reported that there was a dental surgeon in the health team. 40.6% said to wait more than 60 minutes to be attended to. 56.30% said the attendance was considered as good in the last medical appointment, 59.40% responded that had the return visit scheduled in order to finish the treatment. 56.30% of participants were satisfied with the quality of the dental appointment. 59.40% said the quality of attendance reception was good. 68.80% said to be satisfied of attention by Dentist and 59.40% by the health team. Conclusion: Most respondents said to be satisfied with the offered services, by the closeness between managers as well as health professionals and users of the system. This proves the existence of the humanizing factor in these health units in São Luís, Maranhão.

Keywords: Primary Health Care. Humanization of Assistance. Ambulatory Care Information Systems.

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Biografia do Autor

Maria José Sansão da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Discente do Curso de Odontologia

Lorena Lúcia Costa Ladeira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Discente do Curso de Odontologia

Karyne Martins Lima, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Discente do Curso de Odontologia

Matheus Pinto Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Discente do Curso de Odontologia

José Ferreira Costa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor Doutor do Departamento de Odontologia I - UFMA.

Elizabeth Lima Costa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora Mestre do Departamento de Odontologia II - UFMA.

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Publicado

2014-04-03

Como Citar

Silva, M. J. S. da, Ladeira, L. L. C., Lima, K. M., Santos, M. P., Costa, J. F., & Costa, E. L. (2014). HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ASSISTENCIAIS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE EM SÃO LUÍS, MARANHÃO / HUMANIZATION OF ASSISTANCE WITHIN HEALTHCARE SERVICES IN SÃO LUÍS, MARANHÃO. Revista De Pesquisa Em Saúde, 14(2). https://doi.org/10.18764/

Edição

Seção

Artigos Originais / Original Articles