VIVÊNCIAS LÚDICAS DE PRÉ-ESCOLARES NASCIDOS COM MUITO BAIXO PESO / PLAYFUL EXPERIENCES OF PRESCHOOL CHILDREN WHO ARE BORN WITH VERY LOW BIRTHWEIGHT

Autores

  • Ronize Couto de Sá Monteiro Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Vânia Maria de Farias Aragão Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Zeni Carvalho Lamy Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Flor de Maria Araújo Mendonça Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Edna Lúcia Coutinho da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Mae Soares da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • David Karlos Miranda Mesquita Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/

Palavras-chave:

Recém-nascido de baixo peso, Criança, Crescimento e Desenvolvimento

Resumo

Introdução: O brincar é constituído de valores e normas culturais representativos das relações sociais estabelecidas no processo de integração da criança na comunidade. As vivências lúdicas além das influências culturas dependem do ambiente e de características das crianças. Objetivo: Avaliar vivências lúdicas de crianças em idade pré-escolar nascidas com muito baixo peso. Métodos: Pesquisa do tipo estudo de casos, com amostra constituída por 36 crianças que foram acompanhadas no Ambulatório de Seguimento do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. Dois instrumentos foram utilizados: Entrevista Inicial com os Pais e Avaliação do Comportamento Lúdico (adaptada por Sant'anna et al., 2008). Os dados foram processados nos programas de bioestatística Epi Info® 3.4.1 e SPSS® 16.0. Resultados: Verificou-se que o extremo baixo peso e o desenvolvimento atípico influenciam a atitude lúdica; o prazer e a curiosidade foram características mais frequentes nas brincadeiras, e senso de humor e gosto pelo desafio foram atitudes menos presentes nas crianças do estudo. Conclusão: Pais de crianças com baixo peso ao nascer devem ser orientados precocemente em relação às necessidades específicas relacionadas à importância das vivências lúdicas.

Palavras-chave: Recém-nascido de baixo peso. Criança. Crescimento e Desenvolvimento.

Abstract
Introduction: Playing is comprised of cultural norms and values which represent the social relationships established in the integration process of the child in the community. Playful experiences as well as the cultural values depend on characteristics of the environment and children. Objective: To evaluate playful experiences of preschool children who are born with very low birth weight. Methods: Case-control study with 36 children who were followed up in the University Hospital of Federal University of Maranhão. Two instruments were used: initial interview with parents and evaluation of playful behavior (adapted by Sant'anna et al., 2008). The statistical programs Epi Info® 3.4.1 and SPSS® 16.0 were used for data processing. Results: We found that the extremely low birth weight and atypical development influence the playful attitude. Pleasure and curiosity were features more frequent seen in the games. Sense of humor and taste for challenge attitudes were less prevalent. Conclusion: Parents of children with low birth weight should be advised early in relation to the specific needs related to the importance of playful experiences.

Keywords: Newborns with low birth weight. Child. Growth and Development.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronize Couto de Sá Monteiro, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Terapeuta Ocupacional. Mestre em Saúde Materno - Infantil pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Vânia Maria de Farias Aragão, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Médica. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela USP. Docente UFMA.

Zeni Carvalho Lamy, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Médica. Doutora em Saúde da Criança e da Mulher pelo Instituto Fernandes Figueira - Fiocruz. Docente da UFMA.

Flor de Maria Araújo Mendonça Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Psicóloga. Doutoranda em Saúde Coletiva - UFMA. Mestre em Saúde Materno-Infantil - UFMA.

Edna Lúcia Coutinho da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Terapeuta Ocupacional. Mestranda do Programa de Mestrado Saúde Materno-Infantil - UFMA.

Mae Soares da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Psicóloga. Mestranda em Saúde Coletiva - UFMA.

David Karlos Miranda Mesquita, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Acadêmico de Medicina da UFMA.

Downloads

Como Citar

Monteiro, R. C. de S., Aragão, V. M. de F., Lamy, Z. C., Silva, F. de M. A. M., Silva, E. L. C. da, Silva, M. S. da, & Mesquita, D. K. M. (2013). VIVÊNCIAS LÚDICAS DE PRÉ-ESCOLARES NASCIDOS COM MUITO BAIXO PESO / PLAYFUL EXPERIENCES OF PRESCHOOL CHILDREN WHO ARE BORN WITH VERY LOW BIRTHWEIGHT. Revista De Pesquisa Em Saúde, 13(1). https://doi.org/10.18764/

Edição

Seção

Artigos Originais / Original Articles