Avaliação dos aspectos éticos da publicidade e propaganda odontológica divulgadas por profissionais em São Luís - MA / Assessment of ethical aspects of advertising and propaganda disseminated by dental professionals in São Luís - Maranhão

Autores

  • Ana Laíssa Gomes Martins Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria Aparecida Costa Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Marcelo Victor Gomes dos Reis Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Lorena Lúcia Costa Ladeira Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Elizabeth Lima Costa Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • José Ferreira Costa Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/

Palavras-chave:

Legislação Odontológica, Odontologia Legal, Ética, Código, Infração, Abuso

Resumo

Introdução: O modelo de marketing mais utilizado pelos cirurgiões-dentistas é o externo, ou seja, aquele que comunica e divulga através de placas de anúncio, folhetos, propaganda em revistas, listas telefônicas, internet, jornais, etc. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar os aspectos éticos envolvidos na publicidade e propaganda odontológicas em São Luís-MA. Métodos: Trata-se de um estudo observacional no qual foram analisadas 150 placas de profissionais pessoa física e pessoa jurídica (clínicas odontológicas). As publicidades e propagandas foram documentadas através de fotografias digitais, sendo posteriormente avaliadas sob o ponto de vista do Código de Ética Odontológica - CEO. Foram excluídas da pesquisa aquelas de difíceis leituras, rasuradas e que não puderam ser fotografadas para a análise. Resultados: Os dados levantados foram submetidos à análise descritiva percentual (regra de três, simples) e armazenados em um sistema aplicativo (Excel®). Observouse que a propaganda mais usada é a do tipo placa (83,4%); em relação aos aspectos éticos relacionados à publicidade e propaganda, apenas 2% apresentavam todos os itens obrigatórios. Conclusão: A maioria das propagandas e publicidades analisadas não segue os preceitos exigidos pelo Código de Ética Odontológico - CEO. Há a necessidade de conscientização desses profissionais quanto aos meios de comunicação e divulgação de seus serviços de forma ética.

Palavras Chave: Teoria Ética. Legislação Odontológica. Odontologia Legal.

Abstract
Introduction: The marketing model used by most surgeon dentists is of external environment type, in other words, one that communicates and disseminates through advertisement cards, brochures, advertising in magazines, telephone books, internet, newspapers, etc. Objective: The aim of this study was to evaluate the ethical aspects involved in dental advertising and propaganda in São Luís - MA. Methods: Observational study with 150 advertisement plates of natural and legal people (dental clinics). Advertising and propaganda campaigns were recorded using a digital camera, and then evaluated according to the dental ethics code. We excluded the plates that were difficult to read, stained, as well as could not be photographed. Results: Data were submitted to descriptive analysis and stored in the Excel® software. It was noted that the use of plates is the most widely used type of advertising (83.4%). Regarding ethical issues related to advertising, only 2% of the ads and plates were complying with all rules. Conclusion: Most of the professionals are not following the ethical rules regarding the advertising. Awareness about the importance of the ethical issues in the means of communication and in the practicing of their professions are of great importance.

Keywords: Dentistry. Dental legislation. Legal dentistry.

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Biografia do Autor

Ana Laíssa Gomes Martins, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestranda do Programa de Pós-graduação de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Maria Aparecida Costa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutoranda do Programa de Pós-graduação de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Marcelo Victor Gomes dos Reis, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Cirurgião Dentista - UFMA

Lorena Lúcia Costa Ladeira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduanda do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Elizabeth Lima Costa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora Adjunta do Departamento de Odontologia II e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Odontologia - UFMA

José Ferreira Costa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor Adjunto do Departamento de Odontologia I da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

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Publicado

2012-10-11

Como Citar

Martins, A. L. G., Costa, M. A., dos Reis, M. V. G., Ladeira, L. L. C., Costa, E. L., & Costa, J. F. (2012). Avaliação dos aspectos éticos da publicidade e propaganda odontológica divulgadas por profissionais em São Luís - MA / Assessment of ethical aspects of advertising and propaganda disseminated by dental professionals in São Luís - Maranhão. Revista De Pesquisa Em Saúde, 12(2). https://doi.org/10.18764/

Edição

Seção

Artigos Originais / Original Articles