O REGISTRO DA DEPRECIAÇÃO PATRIMONIAL E SEU REFLEXO NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Lis de Oliveira Ferreira CEFET-MG
  • Luís Roberto Sousa Mendes Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Este trabalho enfatiza a importância do registro da depreciação patrimonial e de seu reflexo na gestão da informação pública. A informação contábil e patrimonial contribui para o processo de tomada de decisão na gestão pública. Um sistema de informações contábeis bem estruturado e organizado possibilita o acompanhamento dos objetivos organizacionais e o controle de forma efetiva do desempenho da instituição e regula a aplicação de investimentos. A implementação de novas normas contábeis tornou-se compulsória. Estas foram criadas com o objetivo de aperfeiçoar e padronizar procedimentos de controle do patrimônio do órgão público, na medida em que asseguram maior eficiência e transparência, de modo que a sociedade perceba a melhor aplicação dos recursos. Apresenta uma análise da Portaria 184 do Ministério da Fazenda, datada de 26 de agosto de 2008, que preconiza o registro da depreciação, paralelamente à análise de uma instituição pública. Busca-se com esta pesquisa construir um embasamento teórico-conceitual sobre os impactos desta nova legislação contábil traz e explicar como deve ser aplicada como ferramenta de gestão capaz de fomentar o desenvolvimento de ações positivas no setor público. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, que, a partir do referencial teórico sobre o tema abordado, traça um panorama da inserção desta nova normatização na gestão pública, em harmonia com as práticas já adotadas internacionalmente nas entidades tanto privadas como públicas. Sugere-se, também um procedimento de registro da depreciação em adequação à normatização e na busca do atendimento aos novos anseios da população para a obtenção de maior transparência e controle dos gastos públicos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lis de Oliveira Ferreira, CEFET-MG

Mestre em Administração pela Faculdade Fead e servidora federal, CEFET-MG.

Luís Roberto Sousa Mendes, Universidade Federal de Rondônia

Professor Adjunto na Universidade Federal de Rondônia com Doutorado em Filosofia Política pela Pontificia Università Antonianum, Itália. Atua como pesquisador dos Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas, Contingência e Técnica. Linha de Pesquisa: Discurso, Cultura, Educação e Sociedade Contemporânea, certificada pela UFMA e do Grupo de Pesquisa em Teoria Política Contemporânea da Universidade Federal de Rondônia.

Downloads

Publicado

2016-05-01

Como Citar

Ferreira, L. de O., & Sousa Mendes, L. R. (2016). O REGISTRO DA DEPRECIAÇÃO PATRIMONIAL E SEU REFLEXO NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO PÚBLICA. Revista Húmus, 6(16). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4672