EDITORIAL

Autores

  • Paulo Silas Taporosky Filho UNINTER UnC

Resumo

A primeira edição da Revista Húmus do ano de 2021 segue com a sua abordagem interdisciplinar que leva em conta objetos e fenômenos tantos que se fazem presentes no cotidiano da sociedade. De 2020 para cá, diversas foram as mudanças que resultaram nos mais variados impactos sociais, cujas repercussões, em maior ou menor nível, foram por todos sentidos. As implicações foram tamanhas que seus efeitos permanecem presentes e operantes, sendo perceptíveis desde um olhar lançado pelo senso comum até pela ótica analítica de qualquer disciplina acadêmica. Não há como afastar essa relação das abordagens feitas pelas disciplinas com o estado atual das coisas. O momento pelo qual atualmente se passa, vivido de forma bastante diferente que aquele de outrora, é significativo, tendo alterado as relações sociais, as medidas normativas e a própria forma de conduzir a vida e as coisas que a circundam.

Tendo em vista a manutenção desse estado de coisas, cujo avanço no sentido de uma superação do problema vai surgindo de forma gradativa, as pesquisas das mais diversas áreas do saber tendem a manter abordagens relacionando ao fenômeno da pandemia da Covid-19. Não que tudo deve ou se resuma a essas implicações, pois o devir segue independentemente disso. Mas é inegável o efeito sentido, possibilitando que a pesquisa leve em conta esse fator nas abordagens acadêmicas.

Deste modo, a presente edição conta com diversos estudos que levam ou não em conta esse fator, a saber a presença ou ausência do referido fenômeno mundial. Desenvolvimento regional, filosofia, direito, educação, literatura e psicologia estão aqui presentes nos artigos que compõem o número 25 do volume 11 da Revista Húmus, trazendo ao debate questões atuais como uma abordagem sobre os sonhos, reflexões teóricas sobre a metodologia em direito comparado, a multiparentalidade, as implicações da relação entre a mídia e o Poder judiciário e muitas outras. É por assim ser que reitera pelo sempre convite ao interessado leitor para que se debruce nas diversas pesquisas que aqui seguem publicadas. Boa leitura!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Silas Taporosky Filho, UNINTER UnC

Mestre em Direito (UNINTER); Especialista em Ciências Penais; Especialista em Direito Processual Penal; Especialista em Filosofia; Pós-graduando (lato sensu) em Teoria Psicanalítica; Bacharelando em Letras (Português); Professor de Processo Penal e Direito Penal (UNINTER e UnC); Advogado. E-mail: paulosilasfilho@hotmail.com
 

Downloads

Publicado

2021-04-21

Como Citar

Taporosky Filho, P. S. (2021). EDITORIAL. Revista Húmus, 11(31). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16688