Estudo sobre o desenvolvimento local sustentável na APA da Serra da Esperança

Autores

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso na área ambiental, sobre as comunidades inseridas na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual da Serra da Esperança, no município de Inácio Martins (PR). A pesquisa objetivou verificar a percepção das comunidades locais sobre a implantação da APA e sua contribuição para o desenvolvimento local sustentável nas comunidades rurais do município. A base metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e exploratória. Os procedimentos foram conduzidos por revisão bibliográfica acerca dos principais conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e pesquisa de campo com a utilização de entrevistas semiestruturadas aplicadas às lideranças comunitárias e moradores locais. A conclusão foi de que os atores sociais das comunidades pesquisadas ainda possuem muitas dúvidas sobre a APA e se o desenvolvimento local é sustentável. Carecem de ações sobre educação ambiental e não percebem a relação entre os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Marçal Gonzaga, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (PR)

Professor Associado. Departamento de Administração. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário. Área de Gestão Ambiental e Políticas Públicas

Sirlei Terezinha Gadomski, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (PR)

Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela UNICENTRO. Área Administração.

Reinaldo Knorek, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (PR)

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário, na UNICENTRO. Área de Engenharia de Produção e Gestão Escolar.

Sérgio Luis Dias Doliveira, Professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (PR)

Professor Associado. Departamento de Administração. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário. Área de Inovação e Sustentabilidade.

Referências

AMARO, R. R. Desenvolvimento: um conceito ultrapassado ou em renovação? Da teoria à prática e da prática à teoria. Cadernos de Estudos Africanos, n. 4, p. 35-70, 2003.

ÁVILA, V. F. Pressupostos para a formação educacional em desenvolvimento local. Revista Internacional de Desenvolvimento Local, v. 1, n. 1, p. 63-76, 2000.

BRASIL. Lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19/07/. 2000.

BRITO, M. A.; NASCIMENTO, J. S.; LIMA, J. E. Diferenciais de desenvolvimento econômico entre os municípios brasileiros: uma análise sob o prisma da regressão quantílica.. Anais do Circuito de Debates Acadêmicos. IPEA CODE, 2011

GONZAGA, C. A. M. et al. Renda da Terra em uma Área de Proteção Ambiental no Paraná. In: Anais do VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Rio de Janeiro, 2011.

OLIVEIRA, G. B.; Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Revista FAE, v.5, n.2, p.37-48, 2002.

PARANÁ. Lei Estadual nº. 9905, de 27 de janeiro de 1992. Cria área de proteção ambiental - APA, na Serra Geral, conhecida como Serra da Esperança, no Estado do Paraná e adota outras providências. Diário Oficial do Estado do Paraná, n. 3689. Curitiba, 27/01/1992.

SCHNEIDER, S.; FREITAS, T. D. Qualidade de vida, diversificação e desenvolvimento: referências práticas para análise do bem-estar no meio rural. Olhares Sociais, v. 02, n. 01, p.121-142, 2013.

UN (United Nations). Report of the World Commission on Environment and Development: Our common future (The Brundtland Report). New York: UN, 1987.

VITTE, C. C. S. Gestão do desenvolvimento econômico local: algumas considerações. Revista Internacional de Desenvolvimento Local, v. 8, n. 13, p. 77-87, 2006.

VASCONCELOS, M. A; GARCIA, M. E. Fundamentos de economia. São Paulo: Saraiva, 1998.

WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: UNB, 1972.

Downloads

Publicado

2021-04-21

Como Citar

Gonzaga, C. A. M., Gadomski, S. T., Knorek, R., & Doliveira, S. L. D. (2021). Estudo sobre o desenvolvimento local sustentável na APA da Serra da Esperança. Revista Húmus, 11(31). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15387