Crescimento e contribuições do setor cooperativista no município de Concórdia, Santa Catarina

Autores

  • Jairo Marchesan Doutor em Geografia (UFSC) Docente do Programa de Mestrado da Universidade do Contestado (UnC).
  • Sandro Luiz Bazzanella Doutor em Ciências Humanas (UFSC). Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado.
  • Alexandre Assis Tomporoski Doutor em História (UFSC). Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC).
  • Daniela Pedrassani Doutora em Medicina Veterinária (UNESP). Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC).
  • Letícia Paludo Vargas

Resumo

O cooperativismo é uma das características inerentes a sociedade humana. Entende-se que a constituição de cooperativas tende a minimizar os impactos socioeconômicos, promovem a participação, a inclusão social e o desenvolvimento regional, este último compreendido como melhoria da qualidade de vida das pessoas, com geração de trabalho, distribuição de renda, saúde, e bem-estar humano associado ao uso sustentável dos bens naturais. No artigo é analisado o processo histórico de constituição e contribuições do cooperativismo para o desenvolvimento socioeconômico no município de Concórdia, localizado no Oeste de Santa Catarina. A elaboração foi pautada primeiramente em revisão de literatura e posteriormente, na investigação e obtenção in loco de dados das cooperativas do município de Concórdia, SC. Na pesquisa buscou-se saber o ano da fundação da cooperativa, número de sócios cooperados, quantos trabalhadores/colaboradores estão vinculados e as influências deste setor para a contribuição ou não para o desenvolvimento local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Marchesan, Doutor em Geografia (UFSC) Docente do Programa de Mestrado da Universidade do Contestado (UnC).

Doutor em Geografia (UFSC) Docente do Programa de Mestrado da Universidade do Contestado (UnC).

Sandro Luiz Bazzanella, Doutor em Ciências Humanas (UFSC). Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado.

Doutor em Ciências Humanas (UFSC). Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado.

Alexandre Assis Tomporoski, Doutor em História (UFSC). Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC).

Doutor em História (UFSC). Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC).

Daniela Pedrassani, Doutora em Medicina Veterinária (UNESP). Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC).

Doutora em Medicina Veterinária (UNESP). Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC).

Letícia Paludo Vargas

Doutora em Extensão Rural (UFSM). Pós-Doutoranda do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). Bolsista MEC/Capes. 

Referências

ALVES, André Gustavo de M. P. As cooperativas agropecuárias e o BRDE – Histórico, Situação Atual e Perspectivas. Diretoria de Planejamento, BRDE. Novembro/2003.

ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ALTO URUGUAI CATARINENSE (AMAUC). Municípios associados. 2019. Disponível em: <https://www.amauc.org.br/index /municipios-associados/codMapaItem/42427>. Acesso em 05 nov 2019.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Cooperativismo. Brasília: Mapa/SDC/DENACOOP, 2008.

BRASIL. Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo demográfico 2010. Acesso em 10 out 2019.

BRASIL. Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cidades, Concórdia, SC. 2018 Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil /sc/concordia /pesquisa/23/27652?detalhes=true. Acesso em 15 julho de 2019.

BRASIL. Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados municipais. 2006. Disponível em: . Acesso em 13 out 2019.

BRASIL. Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados agropecuários. 2017. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/eco nomicas/agricultura-e-pecuaria.html>. Acesso em 13 out 2019.

CANÇADO, Airton Cardoso. Cooperativismo. In: BOULLOSA, Rosana de Freitas (Org.) Dicionário para a formação em Gestão social. Salvador: CIAGS/UFBA, 2014. p. 39 – 41.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CHAVES, Luiz Carlos. Cooperativas autogestionárias: novas perspectivas para as relações de trabalho no Brasil e na Argentina. Concórdia: Faculdade Concórdia (SC), 2009.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL de 05 de outubro de 1988. São Paulo: Atlas, 1989.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 17. Ed. São Paulo: Loyola, 2008.

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE MUNICÍPIOS (FECAM). Índice de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios Catarinenses – 2018. Disponível em: <https://indicadores.fecam.org.br/indice/estadual/ano/2019>. Acesso em 05 nov 2019.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

MARCHESAN, Jairo. A questão ambiental na produção agrícola: um estudo sócio-histórico-cultural no Município de Concórdia (SC). Ijuí: Unijuí, 2003.

MIOR, Luiz Carlos e ESTEVAN, Dimas de Oliveira (Orgs.). Inovações na Agricultura Familiar - As cooperativas descentralizadas em Santa Catarina. Florianópolis (SC): Insular, 2014.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCÓRDIA. Anuário Estatístico do Município de Concórdia. ASPLAN. Disponível em: www.concordia.sc.gov.brasplan_estat istica/meioambiente.doc. Acesso em 10 de setembro de 2019.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: MacGraw-Hill, 2006.

SALATINO, Alba Cristina Couto dos Santos. “O pequeno padre e pai dos colonos” as representações sociais de Theodor Amstad e suas práticas no Sul do Brasil. Métis: história & cultura, v. 16, n. 32, p. 175-198, 2017.

SEBRAE. Santa Catarina em números: Concórdia/Sebrae (SC). Florianópolis: SEBRAE (SC), 2013.

SERRA, Elpídio. A participação do Estado na formação e desenvolvimento das cooperativas agrícolas no Brasil. Campo-Território: revista de geografia agrária, v. 8, n. 16, p. 6-37, ago., 2013.

VELOSO, Fernando, FERREIRA, Pedro, GIAMBIAGI, Fabio, PESSÔA, Samuel. Desenvolvimento Econômico – Uma perspectiva Brasileira. 1. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2012.

Downloads

Publicado

2019-12-09

Como Citar

Marchesan, J., Bazzanella, S. L., Tomporoski, A. A., Pedrassani, D., & Vargas, L. P. (2019). Crescimento e contribuições do setor cooperativista no município de Concórdia, Santa Catarina. Revista Húmus, 9(27). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/12782