Representações Sociais e Identidade Docente: um estudo com professores-alunos do PROFEBPAR/UFMA

Autores

  • Suely Sousa Lima da Silva Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
  • Maria Núbia Barbosa Bonfim Educação da Universidade Federal do Maranhão-UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n2p172-193

Palavras-chave:

Identidade docente. Representações Sociais. ROFEBPAR/UFMA.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições do curso de Pedagogia do PROFEBPAR/UFMA de Vargem Grande – MA na construção da identidade de professores-alunos à luz da Teoria das Representações Sociais – TRS. Fundamenta-se no referencial teórico das representações sociais, por favorecer a compreensão do objeto na sua integralidade. A discussão aqui realizada é de abordagem qualitativa e os sujeitos da pesquisa são 20 (vinte) professores-alunos do curso de Pedagogia do PROFEBPAR/UFMA de Vargem Grande - MA. A partir da Técnica “Quem Sou eu? aplicada percebe-se que as respostas predominantes indicam que a maioria dos participantes da pesquisa se considera professor, alegre e amigo do que se infere que o curso de Pedagogia contribuído positivamente para que os sujeitos incorporem a docência em sua formação acadêmica. A análise de conteúdo adotada permitiu a sistematização dos dados coletados por meio de questionário de perfil, entrevistas semiestruturadas e a compreensão do objeto de estudo. Foi possível, assim, elencar duas Unidades Temáticas para a pesquisa: Sou professor e o PROFEBPAR/ UFMA em tudo isto. Assim, o estudo sugere ampliar o debate sobre a construção da identidade dos professores-alunos em cursos de graduação.

Palavras-chave: Identidade docente. Representações Sociais. ROFEBPAR/UFMA.

 

Social Representations and Teaching Identity: a study with teachers-students of PROFEBPAR / UFMA

ABSTRACT

This paper aims to analyze the contributions of the PROFEBPAR / UFMA Pedagogy course of Vargem Grande - MA in the construction of teacher - student identity in light of the Social Representation Theory - TRS. It is based on the theoretical reference of social representations, because it favors the comprehension of the object in its integrality. The discussion here is from a qualitative approach and the subjects of the research are 20 (twenty) professors-students of the Pedagogy course of PROFEBPAR / UFMA of Vargem Grande - MA. From the Technique “Who Am I? applied it is noticed that the predominant answers indicate that the majority of the participants of the research consider teacher, cheerful and friend. It is inferred that the course of Pedagogy contributed positively so that the subjects incorporate the teaching in its academic formation.The content analysis allowed the systematization of the data collected through a profi le questionnaire, semi-structured interviews and the understanding of the object of study. It was possible, therefore, to list two Thematic Units for the research: I am a teacher and PROFEBPAR / UFMA in all this. Thus, the study suggests expanding the debate about the construction of the identity of teachers-students in undergraduate courses.

Keywords: Teaching identity. Social Representations. PROFEBPAR / UFMA.

 

Representaciones Sociales e Identidad Docente: un estudio con profesores-alumnos del PROFEBPAR / UFMA

RESUMEN

Este trabajo tiene por objetivo analizar las contribuciones del curso de Pedagogía del PROFEBPAR / UFMA de Vargem Grande - MA en la construcción de la identidad de profesores-alumnos a la luz de la Teoría de las Representaciones Sociales - TRS. Se fundamenta en el referencial teórico de las representaciones sociales, por favorecer la comprensión del objeto en su integralidad. La discusión aquí realizada es de abordaje cualitativo y los sujetos de la investigación son 20 (veinte) profesores- alumnos del curso de Pedagogía del PROFEBPAR / UFMA de Vargem Grande - MA. A partir de la técnica “¿Quién soy yo? se observa que las respuestas predominantes indican que la mayoría de los participantes de la investigación se considera profesor, alegre y amigo de lo que se infi ere que el curso de Pedagogía contribuido positivamente para que los sujetos incorporen la docencia en su formación académica. El análisis de contenido adoptado permitió la sistematización de los datos recolectados por medio de cuestionario de perfil, entrevistas semiestructuradas y la comprensión del objeto de estudio. Fue posible, así, enumerar dos Unidades Temáticas para la investigación: Soy profesor y el PROFEBPAR / UFMA en todo esto. Así, el estudio sugiere ampliar el debate sobre la construcción de la identidad de los profesores-alumnos en cursos de graduación.

Palabras clave: Identidad docente. Representaciones Sociales. PROFEBPAR / UFMA.

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Biografia do Autor

Suely Sousa Lima da Silva, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Professora substituta da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA - Departamento de Educação e Filosofia – DEFIL.

Maria Núbia Barbosa Bonfim, Educação da Universidade Federal do Maranhão-UFMA

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Representações Sociais.

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

SILVA, S. S. L. da; BONFIM, M. N. B. Representações Sociais e Identidade Docente: um estudo com professores-alunos do PROFEBPAR/UFMA. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. p.172–193, 2018. DOI: 10.18764/2358-4319.v11n2p172-193. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9534. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos