Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade

Autores

  • Andrés Palma Valenzuela Universidade de Granada
  • Maria Helena Damião Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n2p11-33

Palavras-chave:

Narrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo Escolar

Resumo

Nas últimas duas décadas tem-se consolidado, à escala global, uma certa “narrativa” sobre o que deve ser a educação escolar materializada no currículo. Trata-se de uma “narrativa” que recebe contributos de entidades de diversa natureza e que, nas suas últimas versões, se afirma como de base humanista. Contudo, a análise dos documentos que a veiculam deixa perceber uma forte tendência no sentido de preparar “capital humano” destinado a um mercado de trabalho altamente competitivo. Dos aspectos que urge discutir, no sentido de reconduzir o currículo a essa base, destacam-se, neste trabalho, o fim ou fins últimos que essa educação deve perseguir (os quais solicitam a noção de perfectibilidade humana) e o conhecimento que tem por dever veicular (na medida em que constitui a herança de humanidade e pode contribuir para humanizar).

Palavras chave: Narrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo Escolar.

 

From Humanistic “Narrative” to a Humanistic Education – An analysis of the school curriculum in the contemporaneity

ABSTRACT

In the past two decades, on a global scale, a certain “narrative” has been consolidated about what should be the school education materialized in the curriculum. It’s a “narrative” that receives contributions from diverse entities, and, in its more recent versions, affirms itself of a humanistic base. However, analysing the documents that bind it shows a clear tendency to prepare “human capital”, destined to a highly competitive labor market. Among the aspects that are to be discussed, in order to guide the curriculum to that base, this paper highlights the ultimate purpose that this education must pursue (which require the notion of human perfectibility) and that knowledge that it should bind (as it constitutes humanity’s heritage and it may contribute to humanising).

Keywords: Narrative about Education. Humanistic Education. School Curriculum

 

De la “Narrativa” Humanista a la Educación Humanísta – Un analisis del currículo escolar en la contemporaneidad

RESUMEN

En las últimas décadas se ha consolidado, a la escala global, una cierta “narrativa” sobre lo que debe ser la educación escolar materializada en el currículo. Se trata de una “narrativa” que recibe contribuciones de entidades de diversa naturaleza y que, en sus últimas versiones, se afirma como de base humanista. Pero, el análisis de los documentos que lo conducen permite percibir una fuerte tendencia en el sentido de preparar “capital humano” destinado a un mercado de trabajo altamente competitivo. De los aspectos que urge discutir, en el sentido de reconducir el currículo a esa base, se destacan, en este trabajo, el fin o fines últimos que esa educación debe perseguir (los que solicitan la noción de perfectibilidad humana) y el conocimiento que tiene por deber conducir (en la medida en que constituye la herencia de humanidad y puede contribuir para humanizar).

Palabras clave: Narrativas Educativas. Educación Humanista. Currículo Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andrés Palma Valenzuela, Universidade de Granada

Doutor em História pela Universidade de Granada. Professor da Faculdade de Ciência da Educação da Universidade de Granada. Membro do “Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX” (CEIS20) da Universidade de Coimbra. 

Maria Helena Damião, Universidade de Coimbra

Doutora em Ciências da Educação, pela Universidade de Coimbra. Professora na Faculdade Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade de Coimbra e membro do “Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX” (CEIS20) da Universidade de Coimbra. 

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

VALENZUELA, A. P.; DAMIÃO, M. H. Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. p.11–33, 2018. DOI: 10.18764/2358-4319.v11n2p11-33. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9527. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos