Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar

Fauston Negreiros, Carolina Machado de Sousa, Francisca Kétsia Lourenço Gomes de Moura

Resumo


O estudo tem como objetivo analisar como ocorrem as práticas pedagógicas psicomotoras na escola de Educação Infantil e qual a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança. Utilizou-se abordagem qualitativa, etnográfica e descritiva. Realizou-se observação não participante, diários de campo e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados de acordo com a técnica da Hermenêutica de Profundidade, seguindo três etapas: análise sócio-histórica; análise Formal ou Discursiva e (Re) Interpretação. Os resultados revelaram que as práticas psicomotoras utilizadas pelas professoras de Educação Infantil da escola analisada são atividades voltadas às brincadeiras, canções, recorte, colagem, pintura, massinha de modelar e o desenvolvimento da coordenação motora. Apesar da instituição escolar ser muito pequena e não disponibilizar materiais para que a psicomotricidade possa ser estimulada de forma mais ampla, as educadoras se esforçam com o que tem para que os aspectos psicomotores sejam realizadas com as crianças, pois elas sabem da importância dessa ciência para o desenvolvimento integral infantil, englobando o lado motor, psíquico e afetivo.

Palavras- Chaves: Psicomotricidade. Práticas.  Educação infantil.

 

Psychomotricity and pedagogical practices in the context of Early Childhood Education: a school ethnography

ABSTRACT

The study aims to analyze how the psychomotor pedagogical practices occur in the School of Early Childhood Education and what is the importance of psychomotricity for the development of the child. A qualitative, ethnographic and descriptive approach was used. Non-participant observation, field diaries and semi-structured interviews were carried out. The data were analyzed according to the Depth Hermeneutics technique, following three stages: sociohistorical analysis; Formal or Discursive analysis and (Re) Interpretation. The results showed that the psychomotor practices used by the teachers of Early Childhood Education of the analyzed school are activities related to the games, songs, cut, collage, painting, modeling clay and the development of motor coordination. Although the school institution is very small and does not provide materials for psychomotricity to develop, the educators strive with what they have for the psychomotor aspects to be carried out with the children, because they know the importance of this science for the integral development of the child, encompassing the motor, psychic and affective side.

Keywords: Psychomotricity. Practices. Child education

 

Psicomotricidad y prácticas pedagógicas en el contexto de la Educación Infantil: una etnografía escolar

RESUMEN

El estudio tiene como objetivo analizar cómo ocurren las prácticas pedagógicas psicomotoras en la escuela de Educación Infantil y cuál es la importancia de la psicomotricidad para el desarrollo del niño. Se utilizó el abordaje cualitativo, etnográfico y descriptivo. Se realizó observación no participante, diarios de campo y entrevistas semiestructuradas. Los datos fueron analizados de acuerdo con la técnica de la Hermenéutica de Profundidad, siguiendo tres etapas: análisis sociohistórico, análisis formal o discursivo y (re) interpretación. Los resultados evidencian que las prácticas psicomotoras utilizadas por las profesoras de Educación Infantil de la escuela investigada son actividades direccionadas a la jugada, canciones, recorte, collage, pintura, modelaje y el desarrollo de la coordinación motora. A pesar de la institución escolar ser muy pequeña y no brindar materiales para que la psicomotricidad pueda ser estimulada de forma más amplia, las educadoras se esfuerzan con lo que tienen para que los aspectos psicomotrices sean realizados con los niños, pues ellas saben la importancia de dicho aspecto para el desarrollo integral infantil, englobando el lado motor, psíquico y afectivo.

Palabras clave: Psicomotricidad. Prácticas. Educación Infantil.


Palavras-chave


Psicomotricidade. Práticas. Educação infantil.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v11n1p130-151

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