O problema da pobreza de experiência na formação do professor: desafios da educação inclusiva

Michelli Agra

Resumo


O presente artigo tem por objetivo discutir os desafios da educação inclusiva, com base no conceito de experiência aplicado à problemática da formação do professor. Utiliza-se como referencial teórico-metodológico, a Teoria Crítica da Sociedade, com base nos autores Theodor Adorno e Walter Benjamin. As considerações giram em torno da argumentação das possíveis causas e efeitos do empobrecimento da experiência na sociedade burguesa capitalista, com a seguinte questão: ‘Para que viver experiências na formação de professor?’ No sentido que se procura expor, a experiência deixa marcas que passam a pertencer à subjetividade do indivíduo, além de potencializar a racionalidade e a autonomia. A educação inclusiva, por sua vez, revela a educação geral e pode contribuir para uma educação que propicie a resistência e a emancipação humana.

Palavras-chave: Experiência; Formação do Professor; Educação Inclusiva.

 

The problem of poverty of experience in teacher training: challenges of inclusive education

ABSTRACT

This article aims to discuss the challenges of inclusive education, based on the concept of experience applied to the problem of teacher education. The Critical Theory of Society, based on the authors Theodor Adorno and Walter Benjamin was used as theoretical-methodological reference. Considerations revolve around arguing the possible causes and effects of the impoverishment of experience in capitalist bourgeois society, with the following question: 'Why live experiences in teacher training?' In the sense we seek to expose, experience leaves marks that pass to belong to the subjectivity of the individual, in addition to enhancing rationality and autonomy. Inclusive education, in turn, reveals general education and can contribute to an education that fosters resistance and human emancipation.

Keywords: Experience; Teacher Training; Inclusive education.

 

El problema de la pobreza de experiencia en la formación del profesor: desafíos de la educación inclusiva 

RESUMEN

El presente artículo tiene como objetivo discutir los desafíos de la educación inclusiva, basándose en el concepto de experiencia aplicado a la problemática de la formación docente. Se utiliza como referencial teórico-metodológico, la Teoría Crítica de la Sociedad, basándose en autores como Theodor Adorno y Walter Benjamin. Las consideraciones giran alrededor de la argumentación de las posibles causas y efectos del empobrecimiento de la experiencia en la sociedad burguesa capitalista, con la siguiente cuestión: ¿Para qué vivir experiencias en la experiencia en la formación docente? En el sentido en que se busca exponer, la experiencia deja señas que pertenecen a la subjetividad del individuo, además de potenciar la racionalidad y la autonomía. La educación inclusiva, a su vez, revela la educación general y puede contribuir para una educación que favorezca la resistencia y la emancipación humana.

Palabras clave: Experiencia; Formación docente; Educación Inclusiva.


Palavras-chave


Experiência; Formação do Professor; Educação Inclusiva.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v11n1p58-77

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Educação e Emancipação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN online 2358-4319


FINANCIAMENTO

Agradecemos a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Estado do Maranhão (FAPEMA) pelo financiamento concedido para as publicações 2017/2019 - Edital Periódico nº 009/2017.

 

INDEXADORES E BASES DE DADOS

  Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación - México)

                       

http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/817/1/azul.jpgDiretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

  

LATINDEXSistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  

 Directory of Open Access Journals

 

 

 Resultado de imagem para redib

VISITANTE MUNDIAL