Educação e emancipação feminina em Celina Padilha, a “educadora transviada” (1927-1930)

Autores

  • Amália Dias Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ
  • Isabela Bolorini Jara

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n4especialp229-255

Palavras-chave:

Educação. Feminismo. Emancipação

Resumo

Apresentamos resultados de pesquisa em história da educação sobre a educadora Celina Padilha, a partir de sua inserção no debate sobre educação sexual, coeducação e emancipação feminina no campo educacional carioca na década de 1930. Sua trajetória de escolarização e atuação profissional descortinam seu engajamento no magistério público, tendo sido atuante no movimento escolanovista. A partir da metodologia de pesquisa na imprensa, recuperamos parte de sua atuação no campo educacional e as resistências que encontrou às suas ideias feministas. A bibliografia pertinente sobre o campo educacional no período e as reflexões teóricas sobre as trajetórias de formação, redes de sociabilidade e intelectuais mediadores conduzem a investigação sobre Celina Padilha no conjunto das relações sociais a que pertencia. Sob a análise da condição feminina na sociedade e assumindo uma perspectiva de gênero, Celina condenava a restrição do papel social da mulher ao casamento e à maternidade. A emancipação feminina deveria ocorrer por meio de uma educação que possibilitasse a mulher seu desenvolvimento intelectual e sua autonomia fi nanceira por meio do trabalho. Suas concepções em prol da educação para a emancipação feminina são relevantes para a compreensão da luta histórica pelas ideias feministas no campo educacional brasileiro.

Palavras-chave: Educação. Feminismo. Emancipação.

 

Education and women emmancipaton according to Celina Padilha, the “underground educator” (1927 – 1930)

ABSTRACT

We present the results from an Education-History research according to the educator Celina Padilha, and on her insertion in the sexual education, co-education and women emancipation debate within the carioca educational fi eld in the 1930s. Her schooling background and professional actions unveil her commitment with public teaching, since she was an activist of the “escolanovista” (newschool) movement. Based on search performed in recorded press news, we gathered information about her actions within the educational field and about the barriers to her feminist ideas. The bibliography about the educational field at that time and the theoretical refl ections about professional formation backgrounds, social networks and intellectual mediators lead to investigations about Celina Padilha, because of the set of social relations she was held by. With regard to women’s conditions in society, and by assuming a gender perspective, Celina used to condemn the restriction of women’s social role to marriage and motherhood. Women emancipation should happen through an education able to provide them with intellectual development and their financial autonomy through a professional carrier. Celina’s women emancipation pro-education concepts are relevant for the understanding about the historical fight for the feminist ideas concerning the Brazilian educational field.

Keywords: Education. Feminism. Emancipation.

 

Educación y emancipación femenina en Celina Padilha, la “educadora transviada” (1927-1930)

RESUMEN

Presentamos resultados de investigación en historia de educación sobre la educadora Celina Padilha, a partir de su inserción en el debate sobre educación sexual, coeducación y emancipación femenina en el campo educacional carioca en la década de 1930. Su trayectoria de escolarización y actuación profesional descortinan su compromiso en el magisterio público, en que ha sido actuante en el movimiento escuela novista. A partir de la metodología de investigación en la prensa, recuperamos parte de su actuación en el campo educacional y las resistencias que encontró a sus ideas feministas. La bibliografía pertinente sobre el campo educacional en el período y las reflexiones teóricas sobre las trayectorias de formación, redes de sociabilidad e intelectuales mediadores conducen la investigación sobre Celina Padilha en el conjunto de las relaciones sociales la que pertenecía. Bajo el análisis de la condición femenina en la sociedad y asumiendo una perspectiva de género, Celina condenaba la restricción del papel social de la mujer al casamiento y a la maternidad. La emancipación femenina debería ocurrir a través de una educación que posibilitase a la mujer su desarrollo intelectual y su autonomía financiera por medio del trabajo. Sus concepciones en pro de la educación para la emancipación femenina son relevantes para la comprensión de la lucha histórica por las ideas feministas en el campo educacional brasileño.

Palabras clave: Educación. Feminismo. Emancipación.

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Biografia do Autor

Amália Dias, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta de História da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPG/ECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ – Duque de Caxias, Rio de Janeiro). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas EHELO – Estudos de História da Educação Local. Membro Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil e na América Latina (HISTEDBRAL); Grupo de Estudos Históricos da Baixada Fluminense. 

Isabela Bolorini Jara

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPG/ECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ – Duque de Caxias, Rio de Janeiro). 

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Publicado

2018-01-12

Como Citar

DIAS, Amália; JARA, Isabela Bolorini.
Educação e emancipação feminina em Celina Padilha, a “educadora transviada” (1927-1930)
. Revista Educação e Emancipação, v. 10, n. 4, p. p.229–255, 12 Jan 2018Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos