Educação e gênero após Auschwitz: em busca de uma educação humanizadora do outro

Autores

  • Jenerton Arlan Schütz
  • Ivan Schwengber

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n4especialp124-141

Palavras-chave:

Gênero. Educação. Humanização

Resumo

O presente ensaio, de cunho filosófico, tematiza o tratamento da questão da educação e as diferenças de gênero, o que, de fato, é um tema muito complexo em nossa sociedade. Para tanto, parte-se do horizonte do mundo da vida, de modo que o texto é uma tentativa de intencionalidade da consciência. O ethos pedagógico e histórico da sociedade brasileira é o alicerce deste ensaio, no qual categoriza-se o sujeito mulher e, a partir da teoria crítica de Adorno, apresenta um alerta para o papel da educação. Ademais, o texto é uma reflexão sobre as bases epistemológicas e discursivas do tratamento da questão de gênero e seus reflexos para uma educação humanizadora do Outro.

Palavras-chave: Gênero. Educação. Humanização.

 

Education and gender after Auschwitz: in search of humanizing education of the other

ABSTRACT

This philosophical essay deals with the question of education and gender differences, which in fact is a very complex issue in our society. To do so, it departs from the horizon of the world of life, so that the text is an attempt at intentionality of consciousness. The pedagogical and historical ethos of Brazilian society is the foundation of this essay, in which the subject is categorized as a woman and, from Adorno’s critical theory, presents an alert to the role of education. In addition, the text is a reflection on the epistemological and discursive bases of the treatment of the question of gender and its reflexes for a humanizing education of the Other.

Keywords: Gender. Education. Humanization.

 

Educación y género post Auschwitz: en busca de una educación humanista del otro

RESUMEN

El presente ensayo, de carácter fi losófico, tematiza el tratamiento de la cuestión de la educación y las diferencias de género, lo que de hecho, es un tema muy complejo en nuestra sociedad. Para ello, se parte del horizonte del mundo de la vida, de modo que el texto es un intento de intencionalidad de la conciencia. El ethos pedagógico e histórico de la sociedad brasileña es el cimiento de este ensayo, en lo cual se categoriza el sujeto mujer, y a partir de la teoría crítica de Adorno presenta un alerta para el papel de la educación. Además, el texto es una reflexión sobre las bases epistemológicas y discursivas del tratamiento de la cuestión del género y sus reflejos para una educación humanista del Otro.

Palabras clave: Género. Educación. Humanización

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Biografia do Autor

Jenerton Arlan Schütz

Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUI), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI), Especialista em Metodologia de Ensino de História pela Uniasselvi . Licenciado em História e Sociologia pela mesma Instituição. Bolsista CAPES. Áreas e autores de investigação: Modernidade, Educação, Infância, Política, Hannah Arendt. Participa do grupo de estudo sobre: Teoria Crítica e Educação; Estudos Hermenêuticos e Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). 

Ivan Schwengber

Mestrando em Educação pela UNOCHAPECÓ.Graduado em Filosofi a pela Faculdade de Filosofi a Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1999), com habilitação em História e Psicologia da Educação, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Filosofi a e Sociologia e Gestão Escolar. 

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Publicado

2018-01-12

Como Citar

SCHÜTZ, J. A.; SCHWENGBER, I. Educação e gênero após Auschwitz: em busca de uma educação humanizadora do outro. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 10, n. 4, p. p.124–141, 2018. DOI: 10.18764/2358-4319.v10n4especialp124-141. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8203. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos