Cinema na Educação: um olhar a partir da categoria gênero

Autores

  • Fabiana Lima de Lima Leite
  • José de Souza Miguel Lopes Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n4especialp100-123

Palavras-chave:

Educação. Cinema. Mulheres. Feminismo

Resumo

Este artigo busca uma interseção entre Cinema, Educação e Gênero, sobretudo considerando a aprovação da Lei 13.006/14, que determina a exibição de cinema nas escolas públicas e as resistências em incorporar a perspectiva da educação em gênero nas escolas a partir de 2014, com o Plano Nacional de Educação. Estudos são trazidos ao texto para elucidar como a prática escolar historicamente perpetua e reproduz uma cultura dominante sexista e, a partir de um diálogo com a teoria fílmica feminista, sustentamos a hipótese-cinema como dispositivo insurgente capaz de contribuir para processos educativos pautados pela emancipação e equidade de gênero.

Palavras-chave: Educação. Cinema. Mulheres. Feminismo.

 

Movies in education: a look from the gender category

ABSTRACT

This article seeks an intersection between Movies, Education and Gender, especially considering the approval of Law 13.006/2014, which determines the exhibition of movies in public schools and the resistance to incorporate the perspective of gender education in schools from 2014, with the National Education Plan. Studies are presented in the text to show how the school reproduces a dominant sexist culture and, from a dialogue with feminist fi lm theory, we support the cinema-hypothesis as an insurgent device capable of contributing to educational processes guided by emancipation and gender equity.

Keywords: Education. Movies. Women. Feminism.

 

Cine en la educación: Una mirada desde la categoría género

RESUMEN

Este artículo busca una intersección entre Cine, Educación y Género, sobre todo considerando la aprobación de la Ley 13.006/14, que determina la exhibición de películas en las escuelas públicas y las resistencias en incorporar la perspectiva de la educación en género en las escuelas a partir de 2014, con el Plan Nacional de Educación. Se acude a estudios en el texto para elucidar como la práctica escolar históricamente perpetúa y reproduce una cultura dominante sexista y, a partir de un diálogo con la teoría cinematográfi ca feminista, sostenemos la hipótesis-cine como dispositivo insurgente capaz de contribuir para procesos educativos pautados por la emancipación y equidad de género.

Palabras clave: Educación. Cine. Mujeres. Feminismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Lima de Lima Leite

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais, realizadora de cinema, consultora PNUD/ONU e vice coordenadora geral do Instituto Albam/MG. 

José de Souza Miguel Lopes, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutor em História e Filosofi a da Educação, professor efetivo da Universidade do Estado de Minas Gerais, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

Downloads

Publicado

2018-01-12

Como Citar

LEITE, Fabiana Lima de Lima; LOPES, José de Souza Miguel.
Cinema na Educação: um olhar a partir da categoria gênero
. Revista Educação e Emancipação, v. 10, n. 4, p. p.100–123, 12 Jan 2018Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos