CURRÍCULO INTEGRADO EM UM PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL: a visão dos gestores

Autores

  • Ilma Vieira do Nascimento Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Karyanne Moreira da Silva Nogueira Rosa

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n3p112-132

Palavras-chave:

Currículo integrado. Projovem. Dimensões curriculares.

Resumo

RESUMO 

Neste artigo, discute-se sobre o currículo integrado do Projovem na visão dos gestores do programa desenvolvido na cidade de São Luís-MA. Reflete-se sobre diferentes concepções do currículo e especificamente sobre a proposta de currículo integrado para analisar a concepção de currículo integrado que embasa a proposta curricular do Projovem, cuja organização contempla três dimensões: escolarização, qualificação profissional e ação comunitária. A partir dessa revisão teórica da produção acadêmica que aborda o currículo integrado, discute-se as percepções dos gestores sobre o desenvolvimento desse currículo no Projovem. Para tanto, realizou-se estudo exploratório, pesquisa de campo com os gestores, por meio de entrevistas. A análise dos dados evidencia que a integração acontece na perspectiva das três dimensões curriculares do programa, porém não há percepção clara de currículo integrado percebido no discurso dos gestores das escolas. Por fim, ressalta-se a importância do currículo integrado para formação integral do aluno, sendo que os conteúdos trabalhados devem se constituir em elementos concretos na sua formação, de modo a lhe favorecer possibilidades de compreensão e intervenção na realidade.

Palavras-chave: Currículo integrado. Projovem. Dimensões curriculares.

CURRICULUM INTEGRATED IN A SOCIAL INCLUSION PROGRAMME: the vision of managers

ABSTRACT

This article discusses about the integrated curriculum Projovem in view of Program Managers developed in São Luis-MA. Reflected on different conceptions of the curriculum and specifically on the proposed integrated curriculum to analyze the design of integrated curriculum that supports the curriculum proposal Projovem, whose organization has three dimensions: education, professional training and community action. From this theoretical review of academic literature that addresses the integrated curriculum, discusses the perceptions of managers on the development of this curriculum in Projovem. For both held exploratory study, field research with managers, through interviews. Data analysis shows that integration takes place in the perspective of the three curricular dimensions of the program, but there is no clear perception of integrated curriculum perceived in the discourse of managers of schools. Finally, we emphasize the importance of integrated curriculum for comprehensive training of the student, and the contents worked should constitute concrete elements in their training, in order to favor her understanding of possibilities and intervention in reality.

Keywords: Integrated Curriculum. Projovem. Curriculum dimensions.

PLAN DE ESTUDIOS INTEGRADO EN UN PROGRAMA DE INCLUSIÓN SOCIAL: la visión de los gestore

RESUMEN

En este artículo se discute acerca de la Projovem plan de estudios integrado a la vista de los directores de programas desarrollados en San Luis-MA. Refleja en diferentes concepciones del plan de estudios y específicamente en el plan de estudios integrado propuesto para analizar el diseño del plan de estudios integrado que soporta la propuesta curricular Projovem, cuya organización tiene tres dimensiones: educación, formación profesional y de acción comunitaria. A partir de esta revisión teórica de la literatura académica que aborda el plan de estudios integrado, se analizan las percepciones de los directivos en el desarrollo de este plan de estudios en Projovem. Para ambas celebradas estudio exploratorio, la investigación de campo con los gerentes, a través de entrevistas. Análisis de los datos muestra que la integración se lleva a cabo en la perspectiva de las tres dimensiones del plan de estudios del programa, pero no existe una clara percepción de currículo integrado se percibe en el discurso de los administradores de las escuelas. Por último, destacamos la importancia del plan de estudios integrado para la formación integral del alumno y los contenidos trabajados deben constituir elementos de hormigón en su formación, con el fin de favorecer la comprensión de las posibilidades y la intervención en la realidad.

Palabras clave: Curriculum integrado. Projovem. Las dimensiones del plan de estudios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ilma Vieira do Nascimento, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora associada da Universidade Federal do Maranhão, no Programa de Pós- Graduação em Educação (PPFE/UFMA). Mestre em Educação pela PUC-Rio. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do grupo de pesquisa Escola, currículo, Formação e Trabalho Docente do PPGE/UFMA. E-mails: ilmavi@terra.com.br; ilmavieira13@gmail.com.

Karyanne Moreira da Silva Nogueira Rosa

Supervisora escolar e professora de séries inciais. Pedagoga pela UFMA. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas. Integrante do grupo de pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente do PPGE/UFMA. E-mail:karyannetur2007@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2017-05-10

Como Citar

NASCIMENTO, I. V. do; ROSA, K. M. da S. N. CURRÍCULO INTEGRADO EM UM PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL: a visão dos gestores. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], p. p.112–132, 2017. DOI: 10.18764/2358-4319.v9n3p112-132. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6758. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos