OS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Elizia Graziele Oliveira Everton Rede de Ensino do Estado do Maranhão
  • Maria Núbia Barbosa Bonfim Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p300-326

Palavras-chave:

Formação docente. Saberes pedagógicos. Formação pedagógica.

Resumo

Neste estudo, analisa-se a formação pedagógica do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Maranhão, no campus do Bacanga, com sede em São Luís. A tessitura dessa pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, mais precisamente no estudo de caso. Fez-se uso da entrevista semiestruturada, enquanto instrumento metodológico, com alunos dos dois últimos períodos e professores das disciplinas pedagógicas. Como técnica de tratamento e análise de dados, fez-se uso da análise de conteúdo. As representações dos sujeitos da pesquisa apontam algumas fragilidades na formação pedagógica, mas com uma perspectiva de mudança, para que o Curso se fortaleça enquanto Licenciatura e para que a formação pedagógica ganhe um lugar de destaque.

Palavras-chave: Formação docente. Saberes pedagógicos. Formação pedagógica.

ABSTRACT

In the study, we analyze the pedagogical training of the Letters Course at Federal University of Maranhão, Bacanga campus, based in “São Luís”. The elaboration of this research on qualitative approach,  is more precisely in the case studied. It was used semi-structured interview as a methodogical tool with students of the last two periods and teachers of educacional disciplines. As data processing and analysis technique, it was made content analysis. The representations of the research subjects showed some weaknesses in teacher training, but with a change of perspective so the course can be strengthened as a Formation and for pedagogical training earn a prominent place.

Keywords: Teacher training. Pedagogical knowledge. Pedagogical training. 

RESUMEN

En este estudio, se analiza la formación pedagógica del Curso de Licenciatura en Letras de la Universidad Federal do Maranhão, en el campus del Bacanga, con sede en São Luís. La tesitura de esa investigación se basa en el enfoque cualitativo, más exactamente en el estudio de caso. Se realizó una entrevista semiestructurada, mientras instrumento metodológico, con alumnos de los dos últimos períodos y profesores de las asignaturas pedagógicas. Como técnica de tratamiento y análisis de datos, se hizo uso del análisis de contenido. Las representaciones de los sujetos de la investigación apuntan algunas fragilidades en la formación pedagógica, pero con una perspectiva de cambio, para que el Curso se fortalezca como Licenciatura y para que la formación pedagógica gane un lugar de destaque.

Palabras clave: Formación docente. Saberes  pedagógicos. Formación  pedagógica.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elizia Graziele Oliveira Everton, Rede de Ensino do Estado do Maranhão

Pedagoga/Supervisora Escolar da rede de ensino do Estado do Maranhão. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão.

Maria Núbia Barbosa Bonfim, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Integra o Grupo de Pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

2016-12-26

Como Citar

EVERTON, E. G. O.; BONFIM, M. N. B. OS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], p. p. 300–326, 2016. DOI: 10.18764/2358-4319.v9n2p300-326. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5904. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos