A UTILIZAÇÃO DA SIMULAÇÃO “FORÇA E MOVIMENTO” DA PLATAFORMA PhET, COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO

Swéle Rachel da Silva, Cláudia Adriana de Sousa Melo

Resumo


Este trabalho destina-se a divulgar junto aos professores de Física da série inicial do Ensino Médio a utilização de objetos de aprendizagem fundamentados nas TICs. Então o objeto deste trabalho são as simulações computacionais, em linguagem Java, como recurso no processo de ensino-aprendizagem. Estas simulações apresentam-se como uma boa metodologia para o professor se contrapor ao ensino tradicional (quadro e pincel), no qual impera a oralidade e a escrita. Objetivado descrever esta metodologia realizou-se a aplicação em uma sequência didática sobre o tema “Trabalho de uma força”, utilizando-se a simulação disponível na Plataforma PhET – Interactive  Simulations da Universidade do Colorado, de forma a propiciar uma aula mais dinâmica e visual. Delimitado ao  tema a ser analisado, foi construído dois questionários direcionado aos educados e o outro ao professor para investigar suas opiniões com relação ao conhecimento acerca desse recurso, e finalmente a aplicação da simulação em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, com vinte e nove educandos de uma escola pública do município de Teresina-PI. Conclui-se que a utilizar a familiaridade do educando com o computador apresentou um bom resultado, pois os educandos se mostraram entusiasmado com a alternativa contrária ao modelo tradicional de ensino, onde a fonte de aprendizagem deixa de está apenas no quadro e pincel e na oralidade do professor. Desta maneira a metodologia torna o processo de aprendizagem mais atrativa e construtiva.

Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino Médio. Objetos de Aprendizagem.

ABSTRACT

This work is intended to be disseminated to the School of the initial series Physics teachers use learning objects based on TICs. So the objects of this work are the computer simulations in Java, as a resource in the teaching-learning process. This simulations are presented as a good methodology for the teacher to oppose the traditional teaching, where the prevailing orality and writing. Objectified describe this methodology application was held in a teaching sequence on the topic “Work of a force”, using the simulation available in PhET Platform - Interactive Simulations University of Colorado, in order to provide a more dynamic and visual class. Bordered to the subject to be analyzed, was built two questionnaires directed to the educated and the other the teacher to investigate their opinions with regard to knowledge about this feature, and finally the application of simulation in a class of first year of high school, with twenty nine students of a public school in the city of Teresina-PI. In conclusion, using the familiarity of the student with the computer showed a good result, because the students have shown keen on the contrary alternative to the traditional model of education, where the source of learning stops is just in the frame and brush and orality of teacher. In this way Methodology become more attractive and constructive learning process.

Keywords: Physics Teaching. High school. Learning Objects.

RESUMEN

Este trabajo se destina a difundir junto a los  maestros de Física de serie inicial de la Escuela Secundaria la utilización de objetos de aprendizaje  basados en las TICs. Entonces, el objeto de este trabajo son las simulaciones por ordenador, en lenguaje Java, como recurso en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Estas simulaciones se presentan como una buena metodología para el profesor se contraponer a la enseñanza tradicional, ( pizarra y pincel ), donde la oralidad y la escritura prevalece. Objetivado describir esta metodología se llevó a cabo una secuencia didáctica sobre el tema “Trabajo de una fuerza”, utilizandose la simulación disponible en la plataforma PhET - Interactive Simulations de la Universidad de Colorado, con el fin de proporcionar una clase más dinámica y visual. Delimitado al tema a ser analizado, se construyeron dos cuestionarios dirigidos a los educados y el otro al  maestro para investigar sus opiniones con respecto a los conocimientos acerca de este recurso, y por último la aplicación de la simulación en una clase de primer año de la escuela secundaria, con veinte y nueve estudiantes de una escuela pública del município de Teresina-PI. En conclusión, el uso de la familiaridad del estudiante con el ordenador  mostró un buen resultado, ya que los estudiantes han mostrado interesados con la alternativa contraria al modelo tradicional de enseñanza, donde la fuente de aprendizaje deja de ser  sólo la pizarra, el pincel y la oralidad del maestro. De esta manera la metodología hace que el proceso de aprendizaje sea más atractivo y constructivo.

Palabras clave: Enseñanza de Física. Escuela Secundaria. Objetos de Aprendizaje.


Palavras-chave


Ensino de Física. Ensino Médio. Objetos de Aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p257-277

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Educação e Emancipação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN online 2358-4319


FINANCIAMENTO

Agradecemos a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Estado do Maranhão (FAPEMA) pelo financiamento concedido para as publicações 2017/2019 - Edital Periódico nº 009/2017.

 

INDEXADORES E BASES DE DADOS

  Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación - México)

                       

http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/817/1/azul.jpgDiretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

  

LATINDEXSistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  

 Directory of Open Access Journals

 

 

VISITANTE MUNDIAL