INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

Paulo Roberto de Jesus Silva, Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho

Resumo


A construção de uma educação democrática no país é uma questão fundamental para romper com o histórico processo de segregação e exclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial. Nesse processo, as redes públicas municipais de educação encontram-se no centro das atenções, por serem as responsáveis prioritárias do Ensino Fundamental, etapa da Educação Básica na qual se concentra o maior número de matrículas desses alunos nas classes comuns. Assim, a Rede Pública Municipal de Educação São Luís-MA, lócus desta pesquisa, encontra-se no bojo da questão. Destarte, reflete-se sobre o processo de organização da política educacional para atender as exigências acentuadas pelo movimento de inclusão escolar desse alunado, movimento este imbricado com a própria dinâmica política pedagógica da SEMED de São Luís. Este estudo tem como objetivo central investigar sobre a estruturação da Política de Educação Especial da referida Rede Municipal no contexto de uma inclusão escolar. Para tanto, compreende-se como coerente esboçar um ensaio teórico a partir da revisão de literatura com aporte nas contribuições de autores de referência na área, bem como num diálogo profícuo com pesquisas em níveis de pós-graduação que anteriormente analisaram a referida Rede, bem como lança-se um olhar curioso e analítico sobre alguns dos mais relevantes documentos oficiais da Prefeitura local que versava sobre sua política de educação. Por fim, ousa-se realizar uma crítica sobre a dinâmica de constituição da política municipal de educação especial/inclusiva na perspectiva de contribuir na superação da segregação e exclusão que tem marcado a educação de importantes parcelas estudantis.

Palavras-Chave: Educação Especial. Política Educacional. Inclusão Escolar.

ABSTRACT

The construction of a democratic education in the country is a key issue to break with the historical process of segregation and exclusion of the target audience of Special Education students. In this process, the municipal education public networks are in the spotlight, to be the priority in charge of Basic Education, Basic Education stage in which the largest number of enrollments of these students in regular classes. Thus, the Municipal Public Network São Luís-MA Education, locus of this research lies in the core of the matter. Thus, reflected on the process of organizing the educational policy to meet the requirements marked by the movement of school inclusion of these students, moving this imbricated with the dynamics educational policy of São Luís - SEMED. This study has as main objective to investigate on the structuring of the Special Education Polic at the mentioned  Municipal Network in the context of a school inclusion. Therefore, we understand how coherent sketch a theoretical essay from the literature review with input on the contributions of authors of reference in the area, as well as a fruitful dialogue with research in graduate levels previously analyzed at the mentioned network and launches If a curious and analytical look at some of the most relevant official documents of the local municipality which was about his education policy. Finally, we dare to carry out a critique of the dynamics of formation of municipal policy of special / inclusive education in order to contribute in overcoming segregation and exclusion that has marked the education major student installments.

Keywords: Special Education. Educational policies. School inclusion.

RESUMEN

La construcción de una educación democrática en el país es una cuestión fundamental para romper con el histórico proceso de segregación y la exclusión de los alumnos público objetivo de la Educación Especial. En este proceso, las redes públicas municipales de educación se encuentran en el centro de las atenciones, siendo responsables prioritarias de la Enseñanza Fundamental,  etapa de la Educación Básica, en la cual se concentra el mayor número de matrículas de estos estudiantes en las clases regulares. Así, la Red Pública Municipal de Educación de Sao Luis-MA, locus de esta investigación, se encuentra en el núcleo de la cuestión. Así, se refleja sobre el proceso de organización de la política educativa para cumplir con los requisitos marcados por el movimiento de la inclusión escolar de estos alumnos, movimiento este imbricado con la propia dinámica política pedagógica de la SEMED de São Luís. Este estudio tiene como objetivo central investigar la estructuración de la política de Educación Especial de la dicha Red Municipal en el contexto de una inclusión escolar. Para tanto, se comprende como coherente esbozar un ensayo teórico a partir de la revisión de la literatura con el aporte en las contribuciones de autores de referencia en la área, así como en un diálogo rentable con investigaciones en niveles de pos graduación que previamente analizaron la dicha Red, bien como se lanza una mirada curiosa y analítica en algunos de los más relevantes documentos oficiales del ayuntamiento sitio que versaba acerca de su política de educación. Por último, se atreve  llevar a cabo una crítica de la dinámica de constitución de la política municipal de educación especial / inclusiva a fin de contribuir en la superación de la segregación y la exclusión que ha marcado la educación de importantes cuotas estudiantiles.

Palabras clave: Educación Especial. Política Educativa. Inclusión Escolar.


Palavras-chave


Educação Especial. Política Educacional. Inclusão Escolar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p138-159

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