Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola

Autores/as

  • Zinole Helena Martins Leite Universidade Federal do Maranhão
  • Silvana Maria Moura da Silva UNICAMP

Palabras clave:

Deficiência Mental, Inclusão Escolar.

Resumen

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir a questão da inclusão escolar de alunos com deficiência mental, enfatizando-se a problemática de todas as mudanças necessárias para que se efetive este paradigma no contexto
educacional. Tem um enfoque teórico. Inicia-se com a preocupação de conceituar deficiência mental e tecer comentários acerca do seu diagnóstico, classificação e etiologia. Discute-se a questão da educação de pessoas com
deficiência mental ao longo da História e prossegue-se ao estudo da inclusão escolar , procurando relacioná-la com o conceito de integração. Enumeramse as barreiras que impedem a sua efetivação e discorre-se também sobre
os principais benefícios advindos da inclusão escolar de alunos com deficiência mental. Conclui-se , admitindo que o sistema educacional deve reestruturar-se, visando a aceitação plena e educacional dos alunos com deficiência mental.

Palavras chave: Deficiência Mental. Inclusão Escolar.

Abstract

The present paper aims to discuss the question of the school inclusion of students with mental deficience, when it is emphasized the matter of all necessary changes is order it can be reality as to that paradigm in our educational context. It has a theorical approach. It begins with the interest
of establishimg mental deficience and it characterizes the diagnose, classification and etiology of it. It discussed the question of education of people with mental deficience along the History and goes through to the study of school inclusion. It also tries to relate it to concept of integration. It fills the barriers which hinder its efectivations and also talks about the main beneficts wich come from the school inclusion of students with mental deficience . It finishes that the school systens must structure itself aiming to accept fully and educationally those students with mental deficience.

Keywords: Mental deficience. School inclusion.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Zinole Helena Martins Leite, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão

Silvana Maria Moura da Silva, UNICAMP

Pós-Doutora pela UFSCAR. Doutora em Educação Física pela UNICAMP. Professora
Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Publicado

2016-08-31

Cómo citar

LEITE, Zinole Helena Martins; SILVA, Silvana Maria Moura da.
Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola
. Revista Educação e Emancipação, v. 5, n. 1, p. p. 76–92, 31 ago. 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5357. Acesso em: 14 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a