Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes

Ana Cristina Aloia Ronconi, Eliana Braga Aloia Atihé

Resumo


Resumo

O artigo discute o papel do ateliê de artes no contexto da educação, compreendida em sua dimensão integral e existencial, e não apenas reduzida ao processo de ensino-aprendizagem desenvolvido no âmbito da educação formal. A experiência dos ateliês de artes para crianças coordenadas por uma arte-educadora, na cidade de São Paulo, enriquece
a discussão, no sentido de tratar o espaço e o tempo dedicados à atividade como um continente para o desenvolvimento da subjetividade dos participantes, no sentido de uma educação do fazer alma. No contato
mediado, pela arte, entre a materialidade do mundo e a subjetividade dos participantes, o ateliê de artes enseja a busca do significado como finalidade de todo processo educativo. 

Palavras-chave: Processo educativo. Pequenas histórias. Ateliê de artes.

Abstract

The present article discusses the role of the “atelier of Arts” in the context of the education understood from its integral and existential dimension, and not only reduced to the teaching-learning process that takes place at formal school. The living experience of the “ateliers of Arts” for children, coordinated by an Art-educator in the city of Sao Paulo, enriches the

discussion, when treats the space and time dedicated to the activity as a continent for the development of the pupils’ subjectivity, in the sense of soul-making. In the contact, mediated by the Art, between the world’s materiality and the subjectivity of the pupils, the “atelier of Arts” proposes the searching of meaning as the goal of all educative process.

Keywords: Educative process. Short stories. Atelier of arts.


Palavras-chave


Processo educativo; Pequenas histórias; Ateliê de artes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Educação e Emancipação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN online 2358-4319


FINANCIAMENTO

Agradecemos a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Estado do Maranhão (FAPEMA) pelo financiamento concedido para as publicações 2017/2019 - Edital Periódico nº 009/2017.

 

INDEXADORES E BASES DE DADOS

  Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación - México)

                       

http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/817/1/azul.jpgDiretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

  

LATINDEXSistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  

 Directory of Open Access Journals

 

 

 Resultado de imagem para redib

VISITANTE MUNDIAL