Problemas na escolarização: um estudo sobre o ensino de química em escolas da rede pública

Autores

  • Fauston Negreiros Universidade Federal do Piauí-UFPI.
  • Ellery Henrique Barros da Silva Universidade Federal do Piauí – UFPI.
  • Géssica Pereira dos Santos Universidade Federal do Piauí – UFPI.

DOI:

https://doi.org/10.18764/

Palavras-chave:

Queixas Escolares, Dificuldades de Aprendizagem, Ensino de Química.

Resumo

O trabalho possui como objetivo caracterizar as queixas escolares e as dificuldades encontradas por professores de química da rede pública de ensino da cidade Floriano/PI. Fizeram parte desta pesquisa 14 professores da rede municipal e estadual de ensino, composto por sexos masculino e feminino com faixa etária entre 24 e 52 anos de idade. A metodologia utilizada foi a pesquisa do tipo qualitativa-descritiva. O instrumento utilizado foi um questionário semidirigido. Os dados foram tratados e analisados conforme a Hermenêutica de Profundidade e suas três etapas: análise sócio-histórica, formal ou discursiva e a (re) interpretação. Os resultados deste estudo revelaram que a maioria dos problemas na escolarização, estão relacionadas à falta de uma avaliação reflexiva do professor com relação a sua prática de ensino em sala de aula. Desse modo, torna-se necessário formular novas ações pedagógicas para a aprendizagem em Química.

Palavras-chave: Queixas Escolares. Dificuldades de Aprendizagem. Ensino de Química.

ABSTRACT

The work has as objective characterize the school problems and difficulties encountered by teachers of chemistry at public schools in the city Floriano / PI.  Took part in this research 14 teachers from the municipal and state school system, composed of males and females aged between 24 and 52 years old. The methodology used was the research of qualitative-descriptive. The instrument was a questionnaire. Data were processed and analyzed according to the Depth Hermeneutics and its three stages: socio-historical analysis; formal or discursive; and (re) interpretation. The results of this study revealed that most of the problems in education, are related to lack of a reflective teacher evaluation regarding their teaching practice in the classroom. Therefore, become necessary to formulate new educational activities for learning in chemistry.

Keywords: School Complaints. Learning difficulties. Chemistry Teaching.

RESUMEN

El trabajo tiene como objetivo  caracterizar las quejas de las escuelas y las dificultades encontradas por profesores de química en la red pública de enseñanza. Participaron en esta investigación 14 maestros del sistema escolar municipal y estatal educación, integrada por hombres y mujeres de edades comprendidas entre 24 y 52 años de edad. La metodología utilizada fue la investigación  cualitativa-descriptiva. El instrumento utilizado fue un cuestionario semidirigido. Los datos fueron procesados y analizados de acuerdo a la Hermenéutica de Profundidad y sus tres etapas: análisis socio-histórica; formal o discursivo; y la (re) interpretación. Los resultados de este estudio revelaron que la mayoría de los problemas en la escolarización, están relacionados con la falta de una evaluación refleja del docente sobre su práctica en el aula. Por lo tanto, resulta necesario formular nuevas acciones pedagógicas para el aprendizaje en química.

Palabras clave: Quejas escolares. Dificultades de aprendizaje. Enseñanza de Química.