Educação ambiental no ensino médio: o que pensam e o que dizem os professores

Hadryan Lima Rodrigiues

Resumo


Este estudo decorre da pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Maranhão, e tem por objetivo analisar as principais representações sociais de professores do Ensino Médio sobre Educação Ambiental. A partir de Reigota (2010), leva em consideração a transversalidade da Educação Ambiental no desenvolvimento curricular, conforme recomendação prevista em lei. Elege como campo de investigação um Centro de Ensino Médio da rede pública, sendo que o universo amostral é constituído pelos professores do referido Centro. Apoia-se na Teoria das Representações Sociais,inaugurada por Moscovici em 1961, por entender a existência de muitos pontos de convergência entre os princípios teóricos dessa teoria e o objeto de estudo. A pesquisa se orienta pelas questões: o que pensame o que dizem os professores sobre Educação Ambiental? Como os professores são influenciados pelas representações sociais que possuem sobre Educação Ambiental? Como procedimento metodológico, recorreà abordagem qualitativa, além de pesquisa bibliográfica e documental.Utiliza a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977)para a análise das entrevistas e questionários de perfil aplicados aos professores. A pesquisa propicia perceber algumas representações dos professores em análise, destacando-se, entre elas, o modo de situarem a Educação Ambiental no contexto curricular desenvolvido no cotidiano da sala de aula e como dizem conceber a interdisciplinaridade apontada nos PCNs. Constata, ainda, que a maioria dos professores parece não consubstanciar em prática educativa o entendimento que possuem, ou dizem possuir sobre Educação Ambiental.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Representações Sociais; Ensino Médio; Professores.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18764/

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



ISSN Impresso 1677- 6097

ISSN online 2358-4319



VISITANTE MUNDIAL