Por uma educação infantil de qualidade: uma análise a partir das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil

Thiago Lucas R. Martins

Resumo


Este artigo pretende discutir a estrutura das Diretrizes Curriculares Nacionais das Instituições de Educação Infantil. A intenção é compreender a ideia de qualidade na educação infantil como direitoda criança, estabelecido na forma de Lei. O trabalho realizará uma análise dos documentos oficiais como, os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (2009), a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes eBases da Educação Nacional (LDB) e Referencial Curricular Nacional paraa Educação Infantil (1998) que tratam da questão da educação infantil.O artigo se apoiará nas ideias de Barbosa (2010); Oliveira (2010); Corrêa(2003); Faria e Dias (2007); Silva (2005); Campos, Füllgraf e Wiggersque(2006); Zabalza (1998) para compreender a ideia de qualidade. Também, serão apresentadas algumas concepções de Kishimoto (2010) a respeito da importância dos brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil, fundamentais para assegurar um atendimento educacional de qualidade à criança pequena. Portanto, a intenção deste texto é destacar os avanços legais ocorridos nas ultimas décadas em relação à Educação infantil e à qualidade no atendimento à criança.

Palavras-chave


Educação infantil; Currículo

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DOI: http://dx.doi.org/10.18764/

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