O ProJovem e a ação comunitária: uma análise da participação dos egressos na comunidade

Autores

  • Magnúcia Bezerra Soeiro dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18764/

Resumo

Este trabalho tem como foco de investigação as repercussões da
Dimensão Ação Comunitária desenvolvida no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), realizado em São Luís – MA, abordando os dois primeiros anos de implantação, com a intenção de analisar a ocorrência ou não de mudanças na vida dos egressos no que se refere à participação social e a atuação destes em suas comunidades. A metodologia se pauta numa perspectiva qualitativa e se utiliza de aspectos que caracterizam a avaliação de uma política pública. Nesse sentido, para a composição do quadro teórico-metodológico, são aprofundadas as categorias políticas públicas, juventude, ação comunitária e participação, a partir de estudos fundamentados em: Rua, 1998; Silva, 2008; Novaes, 2005; Jacobi, 1983; Dayrell, 2007; Pereira, 2001; Souza, 1987; Bordenave, 1983; Gohn, 2001; Souza,
2008 e outros. Também são utilizados procedimentos, instrumentos e técnicas de pesquisa para a coleta de dados e informações, dentre os quais inclui-se a análise da documentação vigente sobre o ProJovem, entrevista com a ex-coordenadora de Ação Comunitária e assistentes sociais que atuaram como educadoras sociais e entrevista semiestruturada com os egressos. Assim, nesta investigação, é possível constatar que existem diversos elementos relacionados ao próprio formato do Programa que não condicionam a concretização das metas propostas. Também a constante privação de ações realizadas pelos egressos acaba tornando distante a possibilidade de participação social de grande parte dos jovens entrevistados.
Entretanto, são verificadas mudanças em relação à percepção dos
egressos sobre a importância de mobilizações e reivindicações para a transformação da realidade existente nas comunidades, visto que os jovens conseguem avaliar as repercussões do ProJovem e destacar a necessidade de outros elementos que possam contribuir para a mudança social.


Palavras-chave: Participação Social. Ação Comunitária. ProJovem.
Juventude. Políticas Públicas.