Brinquedotecas em diferentes contextos: perspectivas contemporâneas para a formação de educadores

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula

Resumo


No Brasil, em função da privatização dos espaços públicos do brincar, do modo de vida da população brasileira, da violência urbana e dos modos de socialização das crianças, as discussões sobre brinquedotecas têm ganhado destaque em vários setores: na mídia, na educação, na psicologia e nos estudiosos da área do lazer. A questão do lúdico para crianças de culturas diversas, tanto das áreas urbanas como rurais, tem sido objeto de estudo da sociologia e historiografia da infância e ainda são recentes nos cursos de Pedagogia e licenciaturas no Brasil. Esses estudos têm procurado entender a dinâmica das sociedades modernas a partir de análises históricas, políticas, sociais e culturais sobre os ugares da infância. O objetivo deste trabalho é analisar, nas produções acadêmicas sobre brinquedotecas em diferentes contextos, a formação, atuação e condição de trabalho dos educadores que atuam em brinquedotecas de escolas, hospitais, comunidades
indígenas, assentamentos e universidades. Esta pesquisa é qualitativa e o procedimento metodológico adotado foi a revisão de literatura das produções de teóricos do campo das brinquedotecas em diferentes contextos. Nesta revisão das produções acadêmicas, é possível verificar como essas brinquedotecas possuem especificidades, aspectos comuns e diversos que precisam ser apresentados e discutidos, desde
a formação dos acervos, a formação de educadores que desejam atuar nestes ambientes e as práticas lúdicas implementadas.

Palavras-chave: Sociologia da Infância. Brinquedotecas. Crianças.

ABSTRACT


In Brazil, due to the privatization of public spaces of playing, the way of life of the Brazilian population, the urban violence and the ways of children socialization, discussions on toy rooms have gained prominence in several sectors: media, education, psychology and scholars in the area of leisure. The question of the playfulness for children of diverse cultures, both from urban and rural areas, have been a sociology and historiography of childhood object of study and it is still recent in Pedagogy and in undergraduate courses in Brazil. These studies have sought to understand the dynamics of modern societies based on analysis of historical, political, social and cultural on the places of childhood. The objective of this work is to analyze, in academic productions about toy rooms in different contexts, training, operations and working condition of teachers who work in toy rooms in schools,
hospitals, indigenous communities, settlements and universities. This research is qualitative and the methodological procedure adopted was the review of theoretical production in the field of toy rooms in different contexts. In this review of the academic productions, it is possible to figure how these toy rooms have specific, common and different aspects that need to be presented and discussed, since the formation of the collections, training of educators who wish to work in these environments and playful practices implemented.


Keywords: Sociology of Childhood. Toy Rooms. Children.


Palavras-chave


Sociologia da Infância; Brinquedotecas; Crianças.

Texto completo:

PDF ()


DOI: http://dx.doi.org/10.18764/

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Educação e Emancipação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN online 2358-4319


FINANCIAMENTO

Agradecemos a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Estado do Maranhão (FAPEMA) pelo financiamento concedido para as publicações 2017/2019 - Edital Periódico nº 009/2017.

 

INDEXADORES E BASES DE DADOS

  Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación - México)

                       

http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/817/1/azul.jpgDiretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

  

LATINDEXSistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  

 Directory of Open Access Journals

 

 

 Resultado de imagem para redib

VISITANTE MUNDIAL