CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE MANAUS

Marnice Araújo Míglio, Augusto Fachín Terán

Resumo


O embate provocado no saber produzido pelos cientistas e o saber produzido pelos homens no seu dia-a-dia, provocam sérias discussões acerca da legitimidade do segundo. O saber sábio sofre uma transformação em seu estatuto epistemológico não sendo ensinado em seu estado puro, mas em forma de conteúdos de ensino. Nesse artigo discutimos as possibilidades teóricas e práticas provenientes da articulação das categorias
“saberes” e “transposição didática” no ensino de Biologia e Ciências. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores de três escolas da rede pública de ensino. A análise das infomações sugere que os professores não possuem uma concepção do conceito de Transposição Didática, tanto no período da formação inicial como no decorrer do exercício da docência, mesmo aqueles com mais tempo de Magistério.


Palavras-chave: Transposição Didática. Ensino de Biologia. Formação continuada.


ABSTRACT
The discussion originated from the knowledge produced by science and the knowledge produced by the men in daily life, results in a serious discussion concerning the legitimacy of the second. The wise knowledge becomes in an epistemological statute, not to being taught in pure status, but in teaching contents. This article discusses the theoretical and practical possibilities from the articulating “knowledge” categories and “didactical transposition” in Biology and Science teaching. The research subjects: ten teachers from 3 public schools. Data analyses indicates that: teachers has no conceptions concerning didactical transposition, as well in their initial training as in teaching praxis, even those with a long period teaching.


Keywords: Didactical transposition. Teaching Biology. Continuous Training.


Palavras-chave


Transposição Didática; Ensino de Biologia; Formação continuada.

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