A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BOA VISTA: a política municipal e o papel da Universidade Federal de Roraima

Ana Claudia Paula do Carmo, Michelle de Freitas Bissoli

Resumo


Este artigo enfoca os resultados da Dissertação de Mestrado intitulada “A formação dos professores de educação infantil frente aos avanços legais e a política de educação infantil no município de Boa Vista/RR”, defendida na Universidade do Amazonas – UFAM, no ano de 2009. As reflexões que
aqui fazemos advêm, pois, de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujo objetivo foi conhecer os princípios que regem o atendimento à criança pequena realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista/RR, a partir da documentação relativa à Educação Infantil e das exigências legais em âmbito nacional e considerando a formação dos professores que atuam neste nível de ensino. Aborda a formação de professores de educação infantil, considerando o significado social e profissional de ser professor de creches
e pré-escolas. Buscamos, a partir deste trabalho, compreender e caracterizar o papel da Universidade Federal de Roraima no processo de formação de professores de Educação Infantil e identificar desafios e possibilidades para essa formação, já que esta instituição constitui o principal lócus da formação de pedagogos no município.

Palavras-chave: Formação de professores de Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista. Universidade Federal de Roraima.

Abstract

This article focuses on the results of a Master’s thesis entitled “Teachers Training for Children’s Education before the Legal Developments and Policy on Early Childhood in Boa Vista City” which was presented at Federal University in Amazonas State (UFAM) in 2009. The observations we have made here
come from literature and documentary research whose goal was to know the principles governing early childhood care. It was implemented by the Municipal Department of Education in Boa Vista City from the documentation relating to Children’s Education as well as statutory requirements at national
level by taking into account teachers training at this level. Also, it focuses on teachers training in Children’s Education, with regards to the professional and social importance of being a day care center or a pre-school teacher. From those efforts, one tries not only to understand and characterize the role of Federal University in Roraima State in the process of teachers training
in Children’s Education, but also to identify challenges and possibilities for such a training because this institution constitutes the main locus of educationalists training in the neighborhood.

Keywords: Teachers Training in Children’s Education. Municipal Department of Education in Boa Vista City. Federal University in Roraima State.

 


Palavras-chave


Formação de professores de Educação Infantil; Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista; Universidade Federal de Roraima

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Educação e Emancipação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN online 2358-4319


FINANCIAMENTO

Agradecemos a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Estado do Maranhão (FAPEMA) pelo financiamento concedido para as publicações 2017/2019 - Edital Periódico nº 009/2017.

 

INDEXADORES E BASES DE DADOS

  Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación - México)

                       

http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/817/1/azul.jpgDiretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

  

LATINDEXSistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  

 Directory of Open Access Journals

 

 

 Resultado de imagem para redib

VISITANTE MUNDIAL