Usos pedagógicos das NTIC em sala de aula: entre maneiras de fazer e táticas a ressignificação do trabalho docente

Maria José dos Santos

Resumo


Esta pesquisa apresenta os resultados de uma investigação acerca dos usos pedagógicos das novas tecnologias da informação e da comunicação (NITC) em sala de aula do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de São Luís - MA. Como os professores utilizam as tecnologias disponibilizadas na escola em suas aulas? Com essa pergunta de partida, a presente dissertação foi desenvolvida. Visamos apreender, a partir da investigação da prática dos professores em sala de aula e das falas por meio de entrevistas e da aplicação de um questionário, que maneiras de fazer estavam sendo produzidas no exercício da docência quando dos usos pedagógicos das tecnologias disponibilizadas no espaço escolar. As análises basearam-se prioritariamente nos conceitos de uso ou consumo, estratégias, táticas e usuários de Michel Certeau (2008), de habitus de Pierre Bourdieu (2007c) e de técnica de Pierre Lévy (1999). Os usos ou consumo das NTIC na sala de aula do Ensino Médio constituem o foco do trabalho e são entendidos a partir da produção de formas próprias de consumo pelos usuários desses bens culturais. Partimos da hipótese de que no desenvolvimento do trabalho docente quando do uso das NTIC, ensino e aprendizagem relacionam-se como uma forma especial de produção e consumo. Neste sentido, o uso não ocorre de forma passiva como uma resposta às propostas e imposições expressas nos dispositivos legais (PCNEM e DCNEM), mas são práticas que surgem e são passíveis de subverterem a lógica dos fabricantes pensada para o uso dessas ferramentas, às quais subjaz o ideário mercadológico que sustenta o novo modelo econômico global.

Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação. Usos. Maneiras de fazer. Trabalho docente.

 

 


Palavras-chave


Novas tecnologias da informação e da comunicação; Usos; Maneiras de fazer; Trabalho docente

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18764/

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Revista Educação e Emancipação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN online 2358-4319


FINANCIAMENTO

Agradecemos a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Estado do Maranhão (FAPEMA) pelo financiamento concedido para as publicações 2017/2019 - Edital Periódico nº 009/2017.

 

INDEXADORES E BASES DE DADOS

  Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación - México)

                       

http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/817/1/azul.jpgDiretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

  

LATINDEXSistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  

 Directory of Open Access Journals

 

 

 Resultado de imagem para redib

VISITANTE MUNDIAL