Em cena, o movimento estudantil acadêmico no Maranhão: 1930-1950

Márcia Cordeiro Costa

Resumo


Objetiva-se resgatar e analisar nesta investigação o Movimento Estudantil acadêmico no Maranhão entre 1930-1950, período em que se organiza e expande o ensino superior em nosso estado, identificando as práticas estudantis, sociais e políticas, voltadas para a estruturação desse ensino. Focaliza-se inicialmente o estudo da Imprensa Estudantil, adotando como metodologia a pesquisa histórica e a análise documental da imprensa periódica produzida pelos acadêmicos localizados na Biblioteca Pública Benedito Leite. Os periódicos analisados são: Folha Acadêmica (1934), Esquerda (1934), Voz Universitária (1954), Universitário em Marcha (1955), Vigilância (1957), Movimento (1958) e Universitário (1958). Destaca-se a importância desse estudo feito a partir do conteúdo dos impressos para a História da Educação (NOVÓA, 1993; CATANI E BASTOS, 1997), onde a Nova História Cultural tem possibilitado um aporte teórico para as pesquisas nessa área (CERTEAU, 1994; CHARTIER, 1990). Nessa perspectiva abordam-se as representações das fontes de pesquisa para a História da Educação como lugar de memória (LE GOFF, 2003; NORA, 1993; BARBOSA, 1996). Ressalta-se a contribuição dessa pesquisa para a reconstituição da História da educação no estado do Maranhão, onde os resultados da pesquisa deram uma visão ampla dos fatos e acontecimentos do ensino superior e sobre a importância que os acadêmicos tiveram e tem na história da educação, não podendo, assim, serem silenciados na historiografia da educação brasileira.

Palavras-chave: Movimento estudantil. Ensino Superior. Imprensa estudantil.

 

 


Palavras-chave


Movimento estudantil; Ensino Superior; Imprensa estudantil

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18764/

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Revista Educação e Emancipação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN online 2358-4319


FINANCIAMENTO

Agradecemos a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Estado do Maranhão (FAPEMA) pelo financiamento concedido para as publicações 2017/2019 - Edital Periódico nº 009/2017.

 

INDEXADORES E BASES DE DADOS

  Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación - México)

                       

http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/817/1/azul.jpgDiretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

  

LATINDEXSistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  

 Directory of Open Access Journals

 

 

 Resultado de imagem para redib

VISITANTE MUNDIAL