Professores do ensino superior: processos de desenvolvimento profissional e a base de conhecimentos para a docência

Amali de Angelis Mussi

Resumo


O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar os conhecimentos profissionais que fundamentam a prática pedagógica de professores que atuam no Ensino Superior. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida com professores formadores de professores, por meio do uso do método de casos e casos de ensino (Shulman, 1987). Os participantes da pesquisa analisaram dois casos de ensino que contemplavam situações pedagógicas enfrentadas por diferentes professores do Ensino Superior, e, além disso, elaboraram um caso de ensino a partir de situações vividas no contexto universitário. No estudo realizado, procurou-se investigar possibilidades do uso de casos de ensino como instrumentos e estratégias capazes de explicitar: os conhecimentos/saberes da docência, os componentes da base de conhecimento para o ensino; os processos de raciocínio e de reflexão apresentados e/ou mobilizados pelos professores de ensino superior em relação às práticas escolares valorizadas e descritas por meio da análise e da elaboração de casos de ensino. Portanto, especificamente neste trabalho, focalizam-se os conhecimentos profissionais que fundamentam a prática pedagógica docente, manifestos por professores do ensino superior, com a análise realizada pelos participantes de um dos casos de ensino – que envolvia diretamente o processo de ensino e aprendizagem no contexto da docência universitária. Apresenta, nos resultados, a base de conhecimentos que fundamentam o exercício profissional dos professores investigados e as suas próprias teorias sobre o ensino universitário. Evidencia que a metodologia de casos se constitui em importante estratégia de investigação para promover processos de desenvolvimento profissional de professores do ensino superior.

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente. Professores de Ensino Superior. Base de conhecimento para o ensino.

Abstract

This paper presents the results of a survey that investigated the professional knowledge that underlie the pedagogical practice of teachers working in Higher Education . The research of a qualitative nature, was developed with teacher trainers of teachers, through the use of the method of cases and teaching (Shulman , 1987 ) . Research participants examined two cases of education contemplated pedagogical situations faced by different teachers of Higher Education, and, moreover, developed a case of learning from situations experienced in the university context. In this study, we sought to investigate possibilities of using cases as teaching tools and strategies to make explicit that the skill / knowledge of teaching, the components of the knowledge base for teaching ; processes of reasoning and reflection presented and / or mobilized by higher education teachers regarding school practices valued and described through the analysis and the development of teaching cases . Therefore , this work specifically , focus is the professional knowledge that underlie teacher pedagogical practice , manifest by teachers in higher education , with the analysis made ​​by the participants of a teaching cases - which directly involved the process of teaching and learning in the context of university teaching . Presents the results , the knowledge base underlying the professional practice of teachers investigated and their own theories about the university. Shows that the methodology of cases constitutes an important research strategy to promote processes of professional development for teachers in higher education.

Keywords: Teacher professional development. University teachers. Knowledge base for teaching.

 


Palavras-chave


Desenvolvimento profissional docente; Professores de Ensino Superior; Base de conhecimento para o ensino

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DOI: http://dx.doi.org/10.18764/

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