A gestão do currículo e a educação integral: em busca da qualidade do ensino

Cláudia Márcia de Oliveira Godoy, Maria Alice Bogéa Praseres, Clélia Capanema

Resumo


A partir da implantação do Programa Mais Educação no ensino fundamental e médio, na rede pública, pelo governo federal, instalou-se no país uma série de discussões acerca da eficácia do sistema de educação integral para a melhoria da qualidade do ensino. Diversas questões precisam ser feitas para que se possa compreender esse sistema e avaliar sua eficácia para os propósitos de sua implantação: será que a política atual de educação integral do país pode proporcionar o alcance da tão sonhada qualidade do ensino à maioria da população brasileira? Como devem ser delineadas as propostas curriculares que pretendem oferecer qualidade ao ensino público na modernidade? Que aspectos devem ser priorizados nas propostas curriculares de escolas com educação integral para que se garanta a efetividade do ensino? Quem participa do Programa Mais Educação obtém melhores rendimentos escolares? Estas e outras indagações serão levantadas ao longo deste artigo, que busca analisar o referido programa a partir da perspectiva curricular.

Palavras-chave: Currículo. Democratização. Educação integral.

Abstract

After the implementation of the Program Further Education in primary and secondary schools, in public, the federal government, settled in the country a series of discussions about the effectiveness of the education system integral to improving the quality of education. Several issues need to be made so that we can understand this system and evaluate its effectiveness for the purposes of its implementation: does the current policy of comprehensive education in the country can provide the scope of the envisioned quality education to the majority of the population? How should outlines the curricular proposals that aim to provide quality public education in modernity? What aspects should be prioritized in the proposed curriculum of schools with integrated education to ensure that the effectiveness of teaching? Who participates in the Education More students get better returns? These and other questions are raised throughout this article, which seeks to examine this program from the perspective of the curriculum.

Keywords:  Curriculum. Democratization. Comprehensive education.

 


Palavras-chave


Currículo; Democratização; Educação integral

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DOI: http://dx.doi.org/10.18764/

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