A construcao da profissionalidade polivalente na docência nos anos iniciais do ensino fundamental: refletindo sobre elementos estruturantes

Autores

  • Shirleide Pereira da Silva Cruz Universidade de Brasília
  • José Batista Neto Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18764/

Palavras-chave:

Profissionalidade docente, Polivalência, Ensino Fundamental

Resumo

A pesquisa tem como objeto de estudo a docência nos anos iniciais do ensino fundamental e a questão do domínio dos conteúdos das disciplinas de referências na constituição da profissionalidade docente polivalente. Tem como objetivo principal compreender a constituição da profissionalidade docente polivalente, destacando o domínio dos conteúdos das disciplinas de referências das áreas de conhecimento e sua relação com os conhecimentos didáticos pedagógicos. Os dados apresentados referem-se a fase exploratória na qual foram aplicados questionários, desenvolvidas duas entrevistas pilotos e um grupo focal experimental em abril e novembro de 2009 e em marco de 2010, respectivamente. Tanto as respostas aos questionários como os protocolos de dados obtidos a partir das falas dos sujeitos foram submetidos a analise de conteúdo, apoiada em Bardin (1979). Os dados iniciais apontam para três eixos estruturantes da profissionalidade polivalente: a relação professor-aluno, a relação escola e sociedade e a organização do trabalho pedagógico. Esses três elementos podem ser considerados como elementos gerais da formação e atuação docente, contudo, apresentam-se de uma maneira peculiar no contexto da construção da profissionalidade polivalente.

Palavras-chave: Profissionalidade Docente. Polivalência. Ensino Fundamental.

Abstract

The research has as object of study the teaching in the early years of primary school and the command of the reference subject content in constitution of the professionality versatile teaching. Has main objective to understand the constitution of the professionality versatile component of teaching, highlighting the the connection between command of the reference subject knowledge of the reference subjects and didacticpedagogical knowledge. The data presented refer to exploratory phase in which they were applied questionnaires, developed two pilots interviews and a focus group experimental in April and  November 2009 and in March 2010, respectively. Both the answers to questionnaires such as the protocols of data obtained from the speeches of the subjects were submitted to analysis content, supported by Bardin (1979). The initial data point to structural axes of the three professionality versatile teaching: teacher-student relationships,the school-society relationship and the organization of the teaching work. These three elements can be considered as elements of training and teaching acting, however, are of a peculiar way in the context of the construction of professionality versatile teaching.

Keysword: Professionality Teaching. Versatility. Primary School.