Proinfância: oferta de uma educação com qualidade para a criança cidadã?

Autores

  • Nelcir Francisca da Silva Sistema Municipal de Educação de São José de Ribamar/MA
  • Ilma Vieira do Nascimento Universidade Federal do Maranhão – UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p165-190

Palavras-chave:

Educação Infantil, Qualidade da Educação Básica, Proinfância

Resumo

O interesse pela educação de crianças pequenas não é recente, havendo desde o século XIX manifestações sobre essa questão expressas em torno do mobiliário escolar e de outros pontos a estes associados relativos aos espaços escolares, como as creches e os jardins de infância. Este artigo trata do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), criado no ano de 2007 no contexto de políticas focadas na melhoria da qualidade da educação básica e no reconhecimento da criança como um ser de direitos.  Situa o Programa nos dois eixos de atuação – a construção de creches e pré-escolas e a aquisição de mobiliários e equipamentos para o funcionamento da rede física da educação infantil, em uma comunidade do município maranhense de São José de Ribamar.  Este estudo revela que creches construídas sob o modelo Proinfância não constituem, por si só, fatores suficientes para conferir um padrão de qualidade à educação de crianças; soma-se a este relevante aspecto infraestrutural, a necessária formação inicial e continuada dos (as) professores (as) envolvidos no processo educativo.

Palavras-chave: Educação Infantil. Qualidade da Educação Básica. Proinfância.

Proinfancy:   providing   quality   education   for   the   child  citizen?

The interest in the education of young children is not recent, and since the 19th century there have been manifestations on this issue expressed around school furniture and other related points related to school spaces, such as day care centers and kindergartens. This article deals with the National Program for the Restructuring and Acquisition of Equipment for the Public School Network for Early Childhood Education (Proinfancy), created in 2007 in the context of policies focused on improving the quality of basic education and recognizing the child as a being. rights. The Program is located in two areas of activity - the construction of daycare centers and preschools and the purchase of furniture and equipment for the operation of the physical network of early childhood education, in a community in the municipality of São José de Ribamar, Maranhão. This study reveals that daycare centers built under the Proinfância model are not, in themselves, sufficient factors to provide a quality standard for children's education; in addition to this relevant infrastructure aspect, the necessary initial and continuing training of teachers involved in the educational process.

Keywords: Child education. Quality of Basic Education. Pro-childhood.

Pro-niñez:   ¿brindar   educación   de   calidad   al   niño   ciudadano?

RESUMEN

El interés por la educación de los niños pequeños no es reciente, y desde el siglo XIX se han producido manifestaciones sobre este tema expresadas en torno al mobiliario escolar y otros puntos afines relacionados con los espacios escolares, como guarderías y jardines de infancia. Este artículo trata del Programa Nacional de Reestructuración y Adquisición de Equipamiento para la Red de Escuelas Públicas de Educación Infantil (Proinfancy), creado en 2007 en el contexto de políticas enfocadas a mejorar la calidad de la educación básica y al reconocimiento del niño como ser. derechos. El Programa se ubica en dos áreas de actividad: la construcción de guarderías y jardines de infancia y la compra de mobiliario y equipamiento para el funcionamiento de la red física de educación infantil, en una comunidad del municipio de São José de Ribamar, Maranhão. Este estudio revela que las guarderías construidas bajo el modelo Proinfância no son, en sí mismas, factores suficientes para brindar un estándar de calidad en la educación de los niños; Además de este relevante aspecto de infraestructura, la necesaria formación inicial y continua de los docentes involucrados en el proceso educativo.

Palabras clave: Educación Infantil. Calidad de la educación básica. Pro-niñez.

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Biografia do Autor

Nelcir Francisca da Silva, Sistema Municipal de Educação de São José de Ribamar/MA

Mestra em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. Professora – Funcionária pública concursada/Sistema Municipal de Educação de São José de Ribamar/MA.

Ilma Vieira do Nascimento, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão –PPGE/UFMA.

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

SILVA, N. F. da; NASCIMENTO, I. V. do. Proinfância: oferta de uma educação com qualidade para a criança cidadã?. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 14, n. 1, p. p.165–190, 2021. DOI: 10.18764/2358-4319.v14n1p165-190. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16512. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos