Relações etnico-racias: o pensamento decolonial e a prática pedagógica para uma educação antirracista

Autores

  • Daniele da Silva Costa Prefeitura Municipal de Moju
  • Rayane Corrêa Pantoja
  • Waldir Ferreira de Abreu Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p111-138

Palavras-chave:

Educação antirracista, Prática pedagógica, Decolonial

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre as relações etnico-raciais a partir do pensamento e prática pedagógica decolonizadora no enfrentamento do racismo. Tomamos como questões de pesquisa algumas inquietações: De que forma o negro (a) é representado historicamente no contexto brasileiro? Como as discussões contra o racismo estão presentes no campo educacional? Em que amplitude as questões de racismo e do antirracismo no âmbito da história da educação no Brasil caminham para o pensamento decolonial? A metodologia adotada para esta discussão, volta-se a revisão bibliográfica e análise documental em Análise de Conteúdo (AC) proposto por Bardin (2006, 2011). Uma das conclusões que este estudo levantou é o apontamento da necessidade de reflexões conjuntas para a prática pedagógica decolonial e a partir disto os efeitos que o racismo provoca na identidade étnico-racial dos sujeitos sociais presentes na escola possam ser colocados em prática para uma educação antirracista.

Palavras-chave: Educação antirracista. Prática pedagógica. Decolonial.

Ethnic-racial relationships: decolonial thought and pedagogical practice for anti-racist education 

ABSTRACT 

The purpose of this text is to reflect on ethnic-racial relations based on decolonizing pedagogical thinking and practice in the fight against racism. We take as concerns research questions some concerns: How is the black person (a) historically represented in the Brazilian context? How are discussions against racism present in the educational field? To what extent do the issues of racism and anti-racism within the scope of the history of education in Brazil move towards decolonial thinking? The methodology adopted for this discussion, turns to bibliographic review and document analysis in Content Analysis (CA) proposed by Bardin (2006, 2011). One of the conclusions raised by this study is the need for joint reflections for decolonial pedagogical practice and from this the effects that racism causes on the ethnic-racial identity of social subjects present at school can be put into practice for an anti-racist education.

Keywords: Anti-racist education. Pedagogical practice. Decoloniall

Relaciones etnico-raciales: pensamiento descolonial y práctica pedagógica para la educación antirracista

RESUMEN

El objetivo de este trabajo es reflexionar sobre las relaciones étnico-raciales desde el pensamiento y la práctica pedagógica decolonizadora en la lucha contra el racismo. Tomar como preguntas de investigación algunas preocupaciones: ¿En qué forma el negro (A) está representado históricamente en el contexto brasileño? Como los debates contra el racismo están presentes en el campo educativo? A medida que los problemas de racismo y de antirracismo dentro de la historia de la educación en Brasil ir al pensamiento descolonial? La metodología adoptada para la discusión, se remonta a la revisión de la literatura y el análisis documental en análisis de contenido (AC) propuesto por Bardin (2006, 2011). Una de las conclusiones que de este estudio se ha planteado es la Accommodator la necesidad de reflexión conjunta para la práctica pedagógica y decolonial desde este racismo los efectos que provoca en la identidad étnica racial- de los sujetos sociales presentes en la escuela se pueden poner en práctica para una educación antirracista.

Palabras clave: Educación anti-raista. Práctica pedagógica. Decolonial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniele da Silva Costa, Prefeitura Municipal de Moju

Mestre em educação e Cultura pela UFPA. Professora na Prefeitura de Moju e Professora Substituta IFPA-Abaetetuba, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia – GEPEIF/UFPA/CNPq. 

Rayane Corrêa Pantoja

Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará.

Waldir Ferreira de Abreu, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC/RIO, Professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia – GEPEIF/UFPA/CNPq.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

COSTA, D. da S.; PANTOJA, R. C.; ABREU, W. F. de. Relações etnico-racias: o pensamento decolonial e a prática pedagógica para uma educação antirracista. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 14, n. 1, p. p.111–138, 2021. DOI: 10.18764/2358-4319.v14n1p111-138. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16509. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos