A carteira escolar está “apta para o seu destino”? argumentos e exigências sobre o mobiliário escolar em Exposições Universais

Autores

  • Gustavo Rugoni de Sousa Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Ana Paula de Souza Kinchescki Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Vera Lúcia Gaspar da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p45-69

Palavras-chave:

Mobiliário escolar, Exposições universais, Cultura material escolar

Resumo

O mobiliário escolar é reconhecido como um dos símbolos da educação moderna e ocupou um lugar de destaque em projetos de escolarização da infância no ocidente, principalmente a partir da segunda metade do século XIX. Dentre os diferentes artefatos idealizados para atender exigências pedagógicas e higiênicas, selecionamos a carteira escolar como o fio condutor das análises desenvolvidas neste artigo por entendermos que, além do destaque recebido em impressos em circulação, ela foi considerada nesse período como um dos elementos essenciais para a (con)formação de práticas e condutas. Nessa direção, este trabalho tem como objetivo identificar, em discursos que circularam em Exposições Universais em diferentes formatos, elementos que caracterizavam a carteira escolar adequada para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. Para tanto, são analisados relatórios de Exposições Universais, catálogos de indústrias e dicionários pedagógicos, os quais auxiliaram na identificação de argumentos que defendiam a construção de carteiras escolares que atendessem a um padrão de exigências veiculadas em eventos desse porte. Nessa empreitada foi possível observar um efeito de transbordamento de exigências difundidas nas Exposições Universais no que se refere a saberes e tecnologias empregados na construção de móveis escolares, assim como a elaboração de um conjunto de estratégias que visavam à adequação de escolas primárias de acordo com os modelos referenciados como ideais para a escolarização da infância.

Palavras-chave: Mobiliário escolar. Exposições universais. Cultura material escolar.

Is the school desk "fit for its destiny"? arguments and requirements on school furniture in Universal Exhibitions

ABSTRACT

School furniture is recognized as one of the symbols of modern education and has occupied a prominent place in childhood schooling projects in the West, mainly from the second half of the 19th century. Among the different artifacts designed to meet pedagogical and hygienic requirements, we selected the school desk as the guiding thread of the analyses conducted in this article because we understand that, in addition to the prominence that it received in printed documents in circulation, it was considered in this period as one of the essential elements for the (con)formation of practices and conducts. In this sense, this work aims to identify, in discourses that circulated in Universal Exhibitions in different formats, elements that characterized the school desk fit for the development of pedagogical practices. For this purpose, reports of Universal Exhibitions, catalogs of industries and pedagogical dictionaries are analyzed, which helped in the identification of arguments that advocated the construction of school desks that met a standard of demands conveyed in such events. In this task, it was possible to observe an overflowing effect of demands disseminated in the Universal  Exhibitions with regard to knowledge and technologies employed in the construction of school furniture, as well as the elaboration of a set of strategies aimed at the adequacy of primary schools in accordance with the models referred to as ideal for the schooling of childhood.

Keywords: School furniture. Universal Exhibitions. School material culture.

 ¿Es el pupitre escolar “adecuado para su destino”? argumentos y exigencias sobre el mobiliario escolar en Exposiciones Universales

RESUMEN

El mobiliario escolar es reconocido como uno de los símbolos de la educación moderna y ha ocupado un lugar prominente en los proyectos de escolarización de la infancia en Occidente, principalmente desde la segunda mitad del siglo XIX. Entre los diferentes artefactos diseñados para satisfacer las exigencias pedagógicas e higiénicas, seleccionamos el pupitre escolar como el hilo conductor de los análisis desarrollados en este artículo porque se entiende que, además del énfasis recibido en impresos en circulación, se consideró en este período como uno de los elementos esenciales para la (con)formación de prácticas y conductas. En esta dirección, este artículo pretende identificar, en los discursos que circularon en Exposiciones Universales en diferentes formatos, elementos que caracterizaron el pupitre escolar adecuado para el desarrollo de prácticas pedagógicas. Para ello, se analizan informes de Exposiciones Universales, catálogos de industrias y diccionarios pedagógicos, los cuales ayudaron en la identificación de argumentos que abogaban por la construcción de pupitres escolares que atendieran un patrón de demandas transmitidas en tales eventos. En esta investigación fue posible observar un efecto desbordante de las demandas difundidas en las Exposiciones Universales con respecto a los conocimientos y tecnologías empleadas en la construcción de muebles escolares, así como la elaboración de un conjunto de estrategias dirigidas a la adecuación de las escuelas primarias de acuerdo con los modelos considerados ideales para la escolarización de la infancia.

Palabras clave: Mobiliario escolar. Exposiciones Universales. Cultura material escolar.

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Biografia do Autor

Gustavo Rugoni de Sousa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professor Substituto na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, atuando na graduação. Integrante do Grupo de Pesquisa Objetos da Escola.

Ana Paula de Souza Kinchescki, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestra em Educação pela Universidade Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora Substituta na UDESC, atuando na graduação. Integrante do  Grupo de Pesquisa Objetos da Escola.

Vera Lúcia Gaspar da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado realizado na Universidade de São Paulo (USP). Professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado). Integrante do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Escolares (OPE). Bolsista do Produtividade em Pesquisa, do CNPq. 

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Publicado

2020-12-09

Como Citar

SOUSA, Gustavo Rugoni de; KINCHESCKI, Ana Paula de Souza; SILVA, Vera Lúcia Gaspar da.
A carteira escolar está “apta para o seu destino”? argumentos e exigências sobre o mobiliário escolar em Exposições Universais
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 3, p. p.45–69, 9 Dez 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2024.