Práxis educativa das professoras alfabetizadoras de Cascavel – Ceará

Lia Machado Fiuza Fialho, Scarlett O'hara Costa Carvalho, Marília Carvalho dos Santos

Resumo


A alfabetização universal das crianças até o final dos primeiros anos do Ensino Fundamental ainda é um problema no Brasil e em várias cidades do país, como é o caso de Cascavel, no Ceará. O objetivo foi compreender que correntes pedagógicas orientam as práticas educativas utilizadas pelas professoras alfabetizadoras, que atuam em classes de 1°, 2° e 3° ano, da Escola Júlia de Melo. Desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que utilizou a história oral temática como metodologia. As entrevistas, enquanto instrumento de coleta de dados, permitiram gravar, transcrever, textualizar e validar as narrativas orais das três professoras alfabetizadoras que trabalham na escola investigada. Os resultados revelaram que todas as professoras iniciaram a docência como professoras leigas, no entanto, realizaram a licenciatura em Pedagogia em regime especial pela Universidade Vale do Acaraú, com recursos próprios. As atuações como alfabetizadoras deram-se sem qualquer formação específica. Apenas uma professora identificou a corrente pedagógica que orientava suas práticas, o construtivismo. As demais, além de demonstrarem desconhecimento, adotavam práticas sintéticas e tradicionais, culpabilizando o aluno e suas famílias pelo fracasso escolar. Importa fomentar formação contínua com mote na reflexão e ressignificação da práxis educativa.

Palavras-chave: Alfabetização. Práticas educativas. História oral.

Educational praxis of literacy teachers in Cascavel - Ceará

ABSTRACT

The universal literacy of children until the end of the first grades of elementary school is still a problem in Brazil and in several cities in the country, as is the case of Cascavel, in Ceará. The objective was to understand which pedagogical currents guide the educational practices used by literacy teachers, who work in grades 1, 2 and 3, at Escola Júlia de Melo. A qualitative research was developed, in the type of case study, which used thematic oral history as a methodology. The interviews, as a data collection instrument, allowed to record, transcribe, textualize and validate the oral narratives of the three literacy teachers who work in the investigated school. The results revealed that all teachers started teaching as lay teachers, however, they did a degree in Pedagogy in a special regime by the Universidade Vale do Acaraú, with their own resources. The performances in literacy took place without any specific training. Only one teacher identified the pedagogical current that guided her practices, constructivism, the others, in addition to demonstrating ignorance, adopted synthetic and traditional practices, blaming the student and their families for school failure. It is important to promote continuous training with a view to reflecting on and re-signifying educational praxis.

Keywords: Literacy. Educational practices. Oral history.

Praxis educativa de los profesores de alfabetización en Cascavel - Ceará

RESUMEN

La alfabetización universal de los niños hasta el final de los primeros grados de la escuela primaria sigue siendo un problema en Brasil y en varias ciudades del país, como es el caso de Cascavel, en Ceará. El objetivo era comprender qué corrientes pedagógicas guían las prácticas educativas utilizadas por los maestros de alfabetización, que trabajan en los grados 1, 2 y 3, en la Escola Júlia de Melo. Se desarrolló una investigación cualitativa, en el tipo de estudio de caso, que utilizó la historia oral temática como metodología. Las entrevistas, como instrumento de recolección de datos, permitieron registrar, transcribir, textualizar y validar las narraciones orales de los tres maestros de alfabetización que trabajan en la escuela investigada. Los resultados revelaron que todos los maestros comenzaron a enseñar como maestros laicos, sin embargo, obtuvieron un título en Pedagogía en un régimen especial de la Universidade Vale do Acaraú, con sus propios recursos. El desempeño en alfabetización se realizó sin capacitación específica. Solo un maestro identificó la corriente pedagógica que guía sus prácticas, el constructivismo, los demás, además de demostrar ignorancia, adoptaron prácticas sintéticas y tradicionales, culpando a los estudiantes y sus familias por el fracaso escolar. Es importante promover la formación continua con miras a reflexionar y volver a significar la praxis educativa.

Palabras clave: Alfabetización. Prácticas educativas. Historia oral.


Palavras-chave


Alfabetização; Práticas educativas; História oral

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DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v13n2p152-181

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