Chamada para a inclusão da educação para a diversidade por meio das culturas-línguas no Ensino Fundamental I da escola pública

Éric Charles Brun

Resumo


Este artigo apresenta os conceitos básicos que sustentam uma educação para a diversidade no ensino Fundamental I no Brasil por meio da descoberta da diversidade das culturas-línguas como campo de saber transdisciplinar. As descobertas sonoras e visuais de várias culturas-línguas nacionais e não nacionais introduzem naturalmente a diversidade pela escuta de um outro ser diferente. A variedade das culturas-línguas se torna então um catalisador didático da diversidade global do mundo, compondo assim o eixo didático transdisciplinar que visa, coletivamente, à alteridade como supra objetivo educativo. Desta maneira, cada campo de saber escolar pode expressar a diversidade intrínseca da origem dos saberes humanos que o constituem. Nesta abordagem educativa, a alteridade, necessária para a paz social, ultrapassa as fronteiras nacionais para alcançar os outros locutores diferentes no mundo destacando, de forma precoce e simultânea, a identidade humana comum e a riqueza das diferenças. De forma concreta, o artigo sugere alguns conteúdos didáticos de uma abordagem da diversidade do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental elaborados de maneira a incluir gradativamente a complexidade do mundo (do próximo para o distante) e as interligações constantes com os outros saberes escolares (matemática, história, biologia, geografia, etc.). A mutação societal para um convívio mais harmonioso e equitativo passa por uma metamorfose da escola que vem a considerar a alteridade como aprendizagem humanista primordial, presidindo as abordagens dos outros componentes escolares. Esta mutação depende também de uma parceria estreita entre escola e família na qual se valorizaria a troca frequente de competências e experiências de cada sujeito.

Palavras-chave: Diversidade. Culturas. Línguas.

Call for inclusion of education for diversity through cultures language in elementary education of public school

ABSTRACT

This article presents the basic concepts that support an education for diversity in Elementary Education in Brazil through the discovery of cultures-languages diversity as a transdisciplinary field of knowledge. The sound and visual discoveries of various national and non-national cultures languages naturally introduce diversity through another different human being. The variety of cultures-languages then becomes a didactic catalyst of the world diversity, thus composing the transdisciplinary didactic axis that collectively aims at alterity as a supra educational goal. Therefore, each field of knowledge at school can express the intrinsic diversity of the origin of the human knowledge that constitutes it. In this educational approach, alterity, which is necessary for social peace, goes beyond national boundaries to reach the other different speakers in the world, highlighting, at an early stage, the common human identity and the richness of differences. Specifically, the article suggests didactic contents of an approach of diversity from 1st to 5th year of Elementary School, elaborated in a way that gradually includes the complexity of the world (from a near to distant perspective) and the constant interconnections with the other school knowledge (Mathematics, History, Biology, Geography, etc.). The societal transformation to a more harmonious and equitable conviviality depends on a metamorphosis of the school that begins to consider alterity as primordial humanistic learning, presiding over the approaches of other school subjects. This mutation also depends on a close partnership between school and family in which the frequent exchange of skills and experiences of each subject is valued.

Keywords: Diversity. Cultures. Languages.

Llamada para la inclusión de la educación a la diversidad a través de las culturas-lenguas en la Escuela Primaria

RESUMEN

Ese artículo presenta a los conceptos básicos que apoyan une educación para la diversidad en la Escuela Primaria en Brasil através del descubrimiento de la diversidad de las culturas-lenguas como área de conocimiento transdisciplinaria. Las descubiertas sonoras y visuales de varias culturas-lenguas nacionales y no nacionales introducen naturalmente a la diversidad a través de otro ser diferente. La variedad de las culturas-lenguas se vuelve por lo tanto en catalizador didáctico de la diversidad global del mondo así componiendo el eje didáctico transdisciplanario que suele lograr colectivamente a la alteridad como supra meta educativa. De este modo, cada área de conocimiento académico puede expresar la diversidad intrínseca del origen des les conocimientos humanos que la constituyen. Con ese enfoque académico, la alteridad, necesaria para la paz social, excede las fronteras nacionales para alcanzar a otros interlocutores diferentes del mondo subrayando, de modo precoz y simultaneo, la identidad humana común y la riqueza de las diferencias. De forma concreta, el articulo sugiere algunos contenidos didácticos de un planteamiento de la diversidad del 1º hasta el 5º año de la Escuela Primaria elaborado de modo a incluir gradualmente la complejidad del mondo (de su alrededor hasta más lejos) y las interconexiones constantes con los otros conocimientos académicos (matemáticas, historia, biología, geografía, etc.). La conversión societal hacia una convivencia más harmoniosa y ecuánime sucede a una metamorfosis de la escuela que empieza a considerar a la alteridad como enseñanza humanista primordial presidiendo los enfoques de los otros componentes académicos. Esa mutación depende también de una asociación estrecha entre escuela y familia en la cual se valora el intercambio frecuente de competencias y experiencias de cada sujeto.

Palabras clave: Diversidad. Culturas. Lenguas.


Palavras-chave


Diversidade; Culturas; Línguas

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DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v13n1p123-143

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