A educação popular entre a modernidade e a pós-modernidade

Autores

  • Mauricio Mogilka Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n1p82-98

Palavras-chave:

Educação popular, Metodologias da libertação, Paradigmas de trabalho social

Resumo

Este artigo tem intenção de discutir uma possível metodologia baseada no projeto ético-político libertador. Nesta perspectiva, este texto pretende contribuir para a reflexão e a estruturação metodológica de práticas em educação popular. Ele analisa as principais características do trabalho social com a população que tenha o projeto de libertação como referência. A opção metodológica utilizada na produção do artigo foi uma proposta reflexivo-existencial, ou seja, uma reflexão rigorosa sobre a experiência do autor com a intervenção social. O artigo conclui afirmando que: propostas de práxis mais radicais precisam superar a desnecessária oposição modernidade x pós-modernidade, agregando elementos emancipatórios de ambos os movimentos; os mediadores críticos precisam desverticalizar as relações com os grupos populares; precisamos desenvolver o otimismo crítico e superar o pessimismo que frequentemente acompanha a atividade da crítica.

Palavras-chave: Educação popular. Metodologias da libertação. Paradigmas de trabalho social.

Popular education between modernity and post-modernity

ABSTRACT

This article aims to make a discussion about of the possible methodology supported in the liberator ethical-political project. This article aims to contribute to the reflections and the construction of practices in popular education. The text analyses the main factors of the social work that has the liberation project like its reference. It also demonstrates how the more radicals propositions of popular education and of practices need to overcome the opposite modernity x postmodernity, joing liberations factors of both movements.

Keywords: Popular education. Liberation methodologies. Paradigms of Social work.

Educación popular entre la modernidad y la pos-modernidad

RESUMEN

Este artículo tiene el objectivo de discutir una posible metodología basada em el projecto ético-político libertador. En perspectiva, el texto pretende contribuir para la reflexion y la a estruturación metodológica de prácticas em educaçión popular. Ele analisa las principales características del trabajo social com la población que tenga el projecto de liberación como referencia. Além disto intenta demonstrar como propuestas de educación popular e de práxis más radicales necesitan superar la desnecessária oposición modernidad x pós-modernidad, agregando elementos liberadores de dos movimientos.

Palabras clave: Educación popular. Metodologias de la liberación. Paradigmas de trabajo social.

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Biografia do Autor

Mauricio Mogilka, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor Associado de Didática da Universidade Federal da Bahia. Coordenador e mediador do projeto de extensão Educação, teorias críticas e processos emancipatórios. Desenvolve o projeto de pesquisa Governos progressistas na América Latina e seus impasses em contexto neoliberal. 

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Publicado

2020-03-29

Como Citar

MOGILKA, M. A educação popular entre a modernidade e a pós-modernidade. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. p.82–98, 2020. DOI: 10.18764/2358-4319.v13n1p82-98. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/13600. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos