Análise da produção do conhecimento sobre a prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n1p56-81

Palavras-chave:

Prática docente, Pesquisa acadêmica, Trabalho docente

Resumo

Com base na abordagem dialética, apresentam-se resultados parciais de pesquisa desenvolvida em Rede, sobre a produção acadêmica da temática “professores”. No percurso metodológico construído, a temática “professores” tem sido pesquisada a partir de três eixos: formação, profissionalização e trabalho docente. Neste artigo, opta-se pela discussão sobre o tema trabalho docente, nas produções acadêmicas, a partir dos posicionamentos ontológico, epistemológico, gnosiológico que são sustentados nos trabalhos. O artigo analisa como diferentes projetos de formação de professores inseridos no contexto de confrontos ideológicos atuais, discutem sobre a prática docente, seja em defesa de processos formativos de caráter hegemônicos ou de caráter contra hegemônicos. Conclui-se pela importância de precisar a fundamentação da concepção de prática docente, a fim de que, por meio da prática assumida como trabalho, os professores colaborem com projetos históricos de transformações políticas, sociais e culturais, conforme almejam os envolvidos com a formação e a profissionalização docente.

Palavras-chave: Prática docente. Pesquisa acadêmica. Trabalho docente.

Analysis of knowledge production about teaching practice

ABSTRACT

Based on the dialectical approach, partial results of research developed in the Network on the academic production of the theme teachers are presented. In the methodological path built, the theme of teachers has been researched from three axes: training, professionalization and teaching work. In this article, we opted for the discussion on the theme of teaching work, in academic productions, based on the ontological, epistemological, gnosiological positions that are sustained in the works. The article analyzes how different teacher training projects inserted in the context of current ideological confrontations, discusses teaching practice, whether in defense of hegemonic or counter-hegemonic training processes. It concludes by the importance of specifying the basis for the concept of teaching practice, so that, through the practice assumed as work, teachers collaborate with historical projects of political, social and cultural transformations, as those who work with training aspire. and teacher professionalization.

Keywords: Teaching practice. Academic research. Teaching work.

Análisis de la producción de conocimientos sobre la práctica docente

RESUMEN

Basado en el enfoque dialéctico, se presentan resultados parciales de la investigación desarrollada en la Red sobre la producción académica del tema profesores. En el camino metodológico construido, el tema de los docentes ha sido investigado desde tres ejes: formación, profesionalización y trabajo docente. En este artículo, optamos por la discusión sobre el tema del trabajo docente, en producciones académicas, basadas en las posiciones ontológicas, epistemológicas y gnosiológicas que se sostienen en los trabajos. El artículo analiza cómo diferentes proyectos de formación de maestros insertados en el contexto de confrontaciones ideológicas actuales, discuten la práctica docente, ya sea en defensa de los procesos de capacitación hegemónica o contrahegemónica. Concluye por la importancia de especificar la base del concepto de práctica docente, de modo que, a través de la práctica asumida como trabajo, los docentes colaboren con proyectos históricos de transformaciones políticas, sociales y culturales, como aspiran aquellos que trabajan con formación. y profesionalización docente.

Palabras clave: Práctica docente. Investigación académica. Trabajo docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Paul Valéry (França). Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás.

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora e Mestre em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. 

Downloads

Publicado

2020-03-29

Como Citar

SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira.
Análise da produção do conhecimento sobre a prática docente
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 1, p. p.56–81, 29 Mar 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos