Entrevista com o Professor António Teodoro

Autores

  • Andréa Barbosa Gouveia Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Marcos Alexandre dos Santos Ferraz Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Rosa Serradas Duarte Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT http://orcid.org/0000-0001-7679-6031
  • Aline Chalus Vernick Carissimi Faculdade de Tecnologia de Curitiba - FATEC Secretaria Municipal de Educação de Curitiba - SME Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED/PR

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n3p287-297

Resumo

Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa. Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona. Vice-Presidente do Comitê de Investigação de Sociologia da Educação (RC04) da Associação Internacional de Sociologia (2006-2014). Co-fundador do Instituto Paulo Freire, de Portugal. Coordenador da Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas de Educação (RIAIPE). Fundador da Seção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Educação Comparada (SEC-SPCE). Membro do Comité Europeu da Confederação Mundial das Organizações da Profissão Docente, CMOPE/WCOTP (1988-1992) e do Comité Europeu da Internacional de Educação (1993-1994). Inspector-Chefe do Ensino Primário (1974-1975), membro do Conselho Nacional de Educação (1988-1994). Consultor do Conselho de Ministros para os Assuntos da Educação, Formação, Cultura e Ciência (1995-1999). Diretor da Revista Lusófona de Educação e membro do Conselho Editorial de dezenas de revistas em Portugal, Brasil, EUA e França. Foi membro fundador do movimento sindical docente, Presidente da Direção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (1979-1989) e Secretário-Geral da Federação Nacional dos Professores, FENPROF (1983-1994).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréa Barbosa Gouveia, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal do Paraná, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Presidente da ANPEd, na gestão atual.

Marcos Alexandre dos Santos Ferraz, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra- Portugal. Professor da Universidade Federal do Paraná.

Rosa Serradas Duarte, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Lumière – Lyon2 – França.  Professora Associada da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.  Subdiretora do Doutorado em Educação da ULHT e Co-coordenadora do Mestrado de Educação Especial. Investigadora do Centro de Estudos e de Intervenção em Educação e Formação da ULHT. 

Aline Chalus Vernick Carissimi, Faculdade de Tecnologia de Curitiba - FATEC Secretaria Municipal de Educação de Curitiba - SME Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED/PR

Doutora em Educação  pela  Universidade federal do Paraná. Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC). Professora de ensino superior,na graduação e pós graduação (especialização). Pedagoga - Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e Secretaria de Estado da Educação do Paraná. 

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

GOUVEIA, Andréa Barbosa; FERRAZ, Marcos Alexandre dos Santos; DUARTE, Rosa Serradas; CARISSIMI, Aline Chalus Vernick.
Entrevista com o Professor António Teodoro
. Revista Educação e Emancipação, v. 12, n. 3, p. p.287–297, 30 Set 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.