Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016)

Autores

  • Danilo Fernando Luz Oliveira Escola Estadual Creuslhi de Souza Ramos – Escola Plena
  • Ana Claudia Tasinaffo Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso - IFMT
  • Marcelo Franco Leão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso - IFMT

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n1p272-296

Palavras-chave:

Formação de professores. Ensino de ciências. Retrospecto histórico.

Resumo

Esse estudo teve como objetivo descrever e analisar o processo de formação dos professores de ciências naturais na região Araguaia/Xingu, desde a década de 80 a atualidade. Foram investigados o projeto Inajá, o programa Parceladas da UNEMAT e as licenciaturas e especialização em Ensino de Ciências do IFMT Campus Confresa. De natureza básica, o estudo é descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa documental. Inicialmente, os leigos lutam por sua formação e a conseguem com o curso de magistério do Projeto Inajá. A UNEMAT implanta na cidade de Luciara o Campus Médio do Araguaia com a oferta de Licenciaturas Parceladas com habilitação específica em ciências. Também são apresentados avanços proporcionados pelo IFMT para a formação inicial e continuada de professores de ciências na região, presencial e a distância. Logo, esses avanços para formação específica na área certamente favoreceram o ensino de ciências naturais nas escolas da região.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de ciências. Retrospecto histórico.

 

Consolidation of the formation of teachers of Natural Sciences in the Araguaia/Xingu Region (1980 - 2016)

ABSTRACT

The objective of this study is to describe and analyze the natural sciences teacher formation in the Araguaia/Xingu region from the 1980s to the present. It investigated the Inajá project, the UNEMAT staggered program and the licentiate degrees and specialization in Sciences Teaching at the IFMT Confresa Campus. The study is of a basic nature and is descriptive and exploratory from a qualitative approach and is characterized as a document research. Initially, lay people struggle for their formation and obtain it through the Projeto Inajá mastership. UNEMAT has implemented in the city of Luciara the Médio do Araguaia Campus and offers Staggered Licentiate Degrees with specific qualification in sciences. It also presents advancements made possible by the IFMT for early and continuous sciences teacher formation in the region, both presential and distance. Thus, such advancements for specific training in the area will most certainly favor the teaching of natural sciences in the region.

Keywords: Teacher training. Sciences teaching. Historical hindsight.

 

Consolidación de la formación de los profesores de Ciencias Naturales en la Región Araguaia/Xingu (1980 – 2016)

RESUMEN

Este estudio tuvo como objetivo describir y analizar el proceso de formación de los profesores de ciencias naturales en la región Araguaia / Xingu, de la década de 80 para acá. Se investigó el proyecto Inajá, el programa Parceladas de UNEMAT y las licenciaturas y especialización en Enseñanza de Ciencias del IFMT Campus Confresa. De carácter básico, el estudio es descriptivo y exploratorio, de abordaje cualitativo y se caracteriza como una investigación documental. Inicialmente, los laicos luchan por su formación y la logran con el curso de magisterio del Proyecto Inajá. La UNEMAT implanta en la ciudad de Luciara el Campus Medio del Araguaia con la oferta de Licenciaturas Parceladas con habilitación específica en ciencias. También se presentan avances proporcionados por el IFMT para la formación inicial y continuada de profesores de ciencias en la región, presencial ya distancia. Por lo tanto, estos avances para formación específica en el área ciertamente favorecieron la enseñanza de ciencias naturales en las escuelas de la región.

Palabras-clave: Formación de profesores. Enseñanza de ciencias. Retrospectiva histórica

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Biografia do Autor

Danilo Fernando Luz Oliveira, Escola Estadual Creuslhi de Souza Ramos – Escola Plena

Especialista em Ensino de Ciências. Professor de Ciências da Natureza na Educação Básica - Escola Estadual Creuslhi de Souza Ramos – Escola Plena. Coordenador Pedagógico no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). 

Ana Claudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso - IFMT

Doutora em Educação Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT). Pofessora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Confresa/MT. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa) e do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT). 

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso - IFMT

Doutor em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), Campus de Confresa/MT. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa). Editor da Revista Prática Docente. 

 

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Publicado

2019-01-29

Como Citar

OLIVEIRA, D. F. L.; ALVES, A. C. T.; LEÃO, M. F. Consolidação da formação dos professores de Ciências Naturais na Região Araguaia/Xingu (1980 - 2016). Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. p.272–296, 2019. DOI: 10.18764/2358-4319.v12n1p272-296. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10756. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos