Atuação de educadores em prol de uma escola pública, laica e gratuita na cidade do Rio de Janeiro

Vania Finholdt Angelo Leite

Resumo


Este ensaio pretende refl etir sobre o desmonte da educação pública, laica e gratuita que vem ocorrendo no Brasil desde 1990. Defendo a ideia de que há intenção dos governantes no desmonte da educação no Brasil, mas, em contrapartida, os educadores/atores na escola traduzem/interpretam as políticas de acordo com os valores e projetos pedagógicos de cada escola. Construo esse argumento, a partir do conceito de atuação das políticas (BALL et al., 2016) e dos exemplos de pesquisas desenvolvidas de 2009 a 2016, durante a proposta educativa da Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, na gestão de Eduardo Paes na prefeitura da cidade. Nesse ensaio, os exemplos mostraram um peso signifi cativo dos valores defendidos pelos educadores na interpretação/tradução da política. Os educadores cumpriram em parte a proposta, adequando-a a seus propósitos, isto é, que seus alunos aprendessem e se envolvessem com a leitura prazerosa. Eles não foram corrompidos pela lógica do novo gerencialismo e performatividade e nem mercantilizaram seu trabalho educativo.

 Palavras-chave: Política Educativa. Atuação das políticas. Educação pública.

  

Enacting of educators in favor of a public, secular and free school in the city of Rio de Janeiro

 ABSTRACT

 This essay intends to reflect on the dismantling of public, secular and free education that has been taking place in Brazil since 1990. I defend the idea that there is the intention of the government in the dismantle education in Brazil, but, on the other hand, that the educators / actors in the school translate / interpret the policies according to the values and pedagogical projects of each school. I construct this argument based on the concept of policy enactments (BALL et al., 2016) and the research examples developed from 2009 to 2016 during the educational proposal of the Municipal Network of the City of Rio de Janeiro in the management of Eduardo Paes in the city hall of the city. In this essay, the examples showed a significant weight of values advocated by educators in the interpretation / translation of politics. The educators partially fulfilled the proposal by adapting it to their purposes, that is, that their pupils learn and become involved in reading pleasure. They were not corrupted by the logic of new managerialism and performativity, nor did they market their educational work.

 Keywords: Educational Policy. Policy enactments. Public education.

 

Actuación de educadores en pro de una escuela pública, laica y gratuita en la ciudad de Río de Janeiro

RESUMEN

Este ensayo pretende refl exionar sobre el desmonte de la educación pública, laica y gratuita que sigue ocurriendo en Brasil desde 1990. Defiendo la idea de que hay intención de los gobernantes en el desmonte de la educación en Brasil, pero, en contrapartida, los educadores/ actores en la escuela traducen/interpretan las políticas de acuerdo com los valores y proyectos pedagógicos de cada escuela. Construyo esse argumento, a partir del concepto de actuación de las políticas (BALL et al., 2016) y de los ejemplos de investigaciones desarrolladas de 2009 al 2016, durante la propuesta educativa de la Red Municipal de la ciudad de Río Janeiro, en la gestión de Eduardo Paes. En este ensayo, los ejemplos mostraron un peso significativo de los valores defendidos por los educadores en la interpretación/traducción de la política. Los educadores cumplieron en parte la propuesta, adecuándola a sus propósitos, es decir, que sus alumnos aprendieran y se involucraran con la lectura placentera. Ellos no fueron corrompidos por la lógica del nuevo gerencialismo y perfomatividad ni mercantilizaron su trabajo educativo.

Palabras clave: Política Educativa. Actuación de las políticas. Educación pública.


Palavras-chave


Política Educativa. Atuação das políticas. Educação pública.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v12n1p11-32

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Educação e Emancipação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN online 2358-4319


FINANCIAMENTO

Agradecemos a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Estado do Maranhão (FAPEMA) pelo financiamento concedido para as publicações 2017/2019 - Edital Periódico nº 009/2017.

 

INDEXADORES E BASES DE DADOS

  Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación - México)

                       

http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/817/1/azul.jpgDiretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

  

LATINDEXSistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  

 Directory of Open Access Journals

 

 

VISITANTE MUNDIAL