Notícias

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS À REVISTA EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO – DOSSIÊ TEMÁTICO 2020

 

A Revista Educação e Emancipação comunica que se encontra aberta a submissão de trabalhos para publicação, em edição dossiê temático -  “Produção e Circulação de Mobiliario Escolar”, v. 13, n.3, set./dez. 2020, até o dia 15 de junho de 2020. Esse número será organizado pelos professores, Cesar Augusto Castro (UFMA)  Vera Gaspar da Silva  (UDESC) e Gizele de Sousa (UFPR) .

A presente proposta pretende dar visibilidade a estudos dedicados ao mobiliário escolar em perspectiva histórica, conduzidos por diferentes lentes: o fabrico artesanal, a industrialização das peças, a circulação de modelos pedagógicos, a adoção de diferentes métodos de ensino, as prescrições médicos-higienistas, a exposição pública. Considera-se aqui que o mobiliário escolar é um dos artefatos essenciais para a “instalação material[1]” da escola. A configuração da escola de massas, particularmente aquela dedicada a escolarização da infância da virada do século XIX e primeira metade do século XX, viu surgir um grande movimento em torno deste tipo de mobiliário envolvendo prescrições médico-higienistas e pedagógicas que, ao lado do fabrico artesanal, ajudaria a compor um importante ramo da indústria que se expandiria significativamente ao longo do século. Assim, aposta-se que, ao estudar este artefato, seus modelos e evolução está-se, também, descortinando formas de homogeneizar a escola que, por vezes foi inclusiva e, por outro lado, também bastante excludente ao afirmar determinados modelos e negar ou apagar outras formas de escolarização.

Somente serão aceitos para publicação artigos originais e inéditos oriundos de pesquisas, bem como ensaios teóricos de natureza científica, de pesquisadores nacionais e estrangeiros.

Consulte as Instruções aos Autores para adequar o seu trabalho, conforme as normas de publicação que se encontram disponível no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Maranhão, acessando a revista e também no site do Programa de Pós-graduação em Educação, www.educacao.ufma.br.

 O envio dos trabalhos deverá ser por meio do referido Portal de Periódicos, acessando a Revista http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao. Para isso, faça o cadastro como Autor para realizar a submissão de seu trabalho.

Qualquer dúvida contactar pelo e-mail: revistaeduc.emancipacao@ufma.br .

 

 



[1] Expressão tomada de empréstimo do trabalho “Itinerário Moveleiros: O provimento material escolar para a instrução primária paranaense – anos finais do século XIX e início do século XX” de autoria de Gecia Aline Garcia (Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, 2020).

 
Publicado: 2020-04-13
 
1 a 1 de 1 itens